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De acordo com Bersch et al. (in Schirmer et al.,2007) a plasticidade do Sistema Nervoso acontece no curso do desenvolvimento neurológico. Durante o 1° ano de vida da criança, percebem-se alterações constantes de sua expressão motora com progressivo incremento de habilidades. Essa evolução normal corresponde às aquisições do desenvolvimento motor normal, determinado filogeneticamente, ao longo da evolução. A qualidade de oportunidades e experiências da criança interfere de uma forma ou de outra em sua evolução.
Assinale a alternativa que corretamente aponta para o que ocorre, de acordo com as autoras, no caso de pessoas que sofreram lesões neurológicas.
Assinale a alternativa que corretamente aponta para o que ocorre, de acordo com as autoras, no caso de pessoas que sofreram lesões neurológicas.
O aluno JRL, com seis anos de idade, tem severas dificuldades de comunicação. Na sala de recursos multifuncional foi utilizado um recurso, no qual, quando se mostra um controle remoto, tem-se a representação de assistir televisão.
Altiere Carvalho, na obra Entendendo a deficiência física (2012), utiliza o mesmo exemplo como modelo de sistema de comunicação alternativa com um recurso do tipo:
Altiere Carvalho, na obra Entendendo a deficiência física (2012), utiliza o mesmo exemplo como modelo de sistema de comunicação alternativa com um recurso do tipo:
Observe a figura a seguir:
(SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE. Entendendo a deficiência física. São Paulo: SE,2012. p.26)
A figura refere-se a uma cadeira adaptada com um assento com regulagem de altura em relação ao solo, apoio de pé e de braço removíveis e ambos com regulagem de altura e profundidade, apoio de quadril fixo, abdutor removível, faixa nos pés, apoio de cabeça removível e adutor de pernas.
Nesse tipo de cadeira, de acordo Luciana Barsottini, na obra Entendendo a deficiência física (2012), o cinto borboleta é considerado um acessório

(SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE. Entendendo a deficiência física. São Paulo: SE,2012. p.26)
A figura refere-se a uma cadeira adaptada com um assento com regulagem de altura em relação ao solo, apoio de pé e de braço removíveis e ambos com regulagem de altura e profundidade, apoio de quadril fixo, abdutor removível, faixa nos pés, apoio de cabeça removível e adutor de pernas.
Nesse tipo de cadeira, de acordo Luciana Barsottini, na obra Entendendo a deficiência física (2012), o cinto borboleta é considerado um acessório
De acordo com Walkíria de Assis, na obra Entendendo a deficiência física (2012), as adaptações para engrossar talheres, lápis ou giz podem ser confeccionadas com materiais diversos de sucata, tais como: tubos de borracha, taquara, cabos de vassoura, argila, resina epóxi, espuma.
Segundo a autora, essas adaptações
Segundo a autora, essas adaptações
De acordo com o documento SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC,2020, a implementação do Currículo nas redes de ensino do Estado de São Paulo (estadual, municipal e privada) pressupõe um claro compromisso em garantir Educação Básica a segmentos da população paulista que, devido às distintas características socioculturais e/ou às diversas situações de vulnerabilidades, requerem atendimento educacional inclusivo para efetivar seu direito à educação.
Segundo o documento, para que tal objetivo seja alcançado, é preciso estabelecer
Segundo o documento, para que tal objetivo seja alcançado, é preciso estabelecer