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Concurso:
Câmara de Caçapava - SP
Disciplina:
Pedagogia
Assinale a alternativa que adequadamente indica as opções que preenchem as lacunas da assertiva a seguir:
O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:
I – a _______________ e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
II – a _______________ básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III – o ______________ do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV – a _______________ dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:
I – a _______________ e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
II – a _______________ básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III – o ______________ do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV – a _______________ dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
Em um IF, a Educação Física integra o currículo do Curso Técnico de Nível Médio em Química, articulado à formação tecnológica. Nesse contexto, sua atuação se orienta por princípios da formação omnilateral, tendo o trabalho como princípio educativo por Soares et al. (1992). Essa perspectiva compreende o ser humano em sua totalidade, exigindo práticas pedagógicas que articulem corpo, conhecimento, cultura e sociedade. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo:
I. A Educação Física no currículo técnico integrado tem como objetivo principal a preparação do estudante para atividades físicas de alto rendimento, promovendo desempenho e produtividade corporal no ambiente escolar.
II. O componente curricular de Educação Física contribui para a formação integral dos estudantes ao abordar o corpo como expressão da cultura, dialogando com saberes científicos e promovendo reflexões críticas sobre saúde, lazer e práticas corporais.
III. A disciplina deve articular-se com os princípios da educação omnilateral, atuando na perspectiva de uma formação ética, política e social, coerente com os fundamentos do projeto político-pedagógico do IF.
IV. A Educação Física no contexto do Ensino Técnico Integrado deve preparar o corpo dos estudantes para atender às demandas funcionais e produtivas do mercado de trabalho, ajustando-se às especificidades das áreas técnicas e científicas do curso.
Quais estão corretas?
I. A Educação Física no currículo técnico integrado tem como objetivo principal a preparação do estudante para atividades físicas de alto rendimento, promovendo desempenho e produtividade corporal no ambiente escolar.
II. O componente curricular de Educação Física contribui para a formação integral dos estudantes ao abordar o corpo como expressão da cultura, dialogando com saberes científicos e promovendo reflexões críticas sobre saúde, lazer e práticas corporais.
III. A disciplina deve articular-se com os princípios da educação omnilateral, atuando na perspectiva de uma formação ética, política e social, coerente com os fundamentos do projeto político-pedagógico do IF.
IV. A Educação Física no contexto do Ensino Técnico Integrado deve preparar o corpo dos estudantes para atender às demandas funcionais e produtivas do mercado de trabalho, ajustando-se às especificidades das áreas técnicas e científicas do curso.
Quais estão corretas?
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
Nas últimas décadas, o campo da Educação Física tem se debruçado sobre discussões epistemológicas que envolvem a construção de saberes, os fundamentos teóricos das práticas pedagógicas e o papel da área na produção científica. Essas reflexões têm revelado tensões entre diferentes concepções de ciência, originando debates sobre os modos de legitimação do conhecimento e os caminhos possíveis para a consolidação da Educação Física como campo acadêmico e profissional. Considerando esse cenário e os principais movimentos teóricos que marcam o debate da epistemologia na Educação Física na atualidade (Bungenstab,2020), assinale a alternativa correta.
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
No Curso Técnico Integrado em Química de um IF, a avaliação da aprendizagem é concebida como parte indissociável do processo de ensino, com caráter contínuo, formativo e qualitativo. Inspirada por esse princípio, uma professora de Educação Física decide reestruturar suas práticas avaliativas. Em vez de aplicar testes de desempenho motor ou fichas de observação comportamental, ela propõe práticas avaliativas com base em uma pedagogia crítica. Para isso, retoma discussões da obra “Metodologia do Ensino de Educação Física”, de Soares et al. (1992), com o objetivo de romper com os paradigmas tradicionais e superar a dissociação entre ensinar e avaliar. Considerando os pressupostos teórico-metodológicos da avaliação crítica nessa abordagem, assinale a alternativa correta.
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
No debate sobre o trato pedagógico dos conteúdos de Recreação e Lazer nas aulas de Educação Física no Brasil, diferentes abordagens teóricas e metodológicas têm se manifestado ao longo da história da disciplina. Tais perspectivas variam desde visões funcionalistas, instrumentalistas e culturalistas — que entendem o lazer como um complemento ao trabalho, um meio de reprodução da força de trabalho e consumo cultural —, até visões mais críticas, que buscam analisar as determinações socioeconômicas, políticas e culturais que impactam o trabalho, o “tempo livre” e o lazer neste século. A partir desse contexto, e considerando as críticas marxistas ao lazer (Oliveira,2022) — segundo as quais o lazer deve ser compreendido como mediação historicamente determinada pelas relações sociais de produção e inseparável da centralidade do trabalho na formação humana —, analise as assertivas a seguir:
I. O principal papel da Educação Física é instrumentalizar os alunos com um repertório diversificado de atividades recreativas, como jogos e esportes, para que possam utilizá-las no seu “tempo livre”, promovendo saúde, socialização e bem-estar, em complemento às exigências do mercado de trabalho.
II. Uma perspectiva crítica do lazer na Educação Física entende que é fundamental historicizar o surgimento e a apropriação do tempo de lazer no capitalismo, evidenciando como ele se insere no contexto da produção e reprodução das relações sociais, e como as escolhas de lazer são frequentemente mediadas pelo consumo e pelo fetichismo da mercadoria.
III. O objetivo da Educação Física é conscientizar os alunos sobre a importância de escolhas individuais de lazer compatíveis com a preservação ambiental e a sustentabilidade, priorizando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como forma de reduzir o estresse cotidiano.
IV. Uma abordagem crítica do lazer na Educação Física problematiza a aparente coexistência entre fruição e precarização do tempo, evidenciando que, longe de um paradoxo, essa contradição expressa o agravamento das desigualdades sociais e a limitação real do acesso à cultura como direito.
Quais estão corretas?
I. O principal papel da Educação Física é instrumentalizar os alunos com um repertório diversificado de atividades recreativas, como jogos e esportes, para que possam utilizá-las no seu “tempo livre”, promovendo saúde, socialização e bem-estar, em complemento às exigências do mercado de trabalho.
II. Uma perspectiva crítica do lazer na Educação Física entende que é fundamental historicizar o surgimento e a apropriação do tempo de lazer no capitalismo, evidenciando como ele se insere no contexto da produção e reprodução das relações sociais, e como as escolhas de lazer são frequentemente mediadas pelo consumo e pelo fetichismo da mercadoria.
III. O objetivo da Educação Física é conscientizar os alunos sobre a importância de escolhas individuais de lazer compatíveis com a preservação ambiental e a sustentabilidade, priorizando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como forma de reduzir o estresse cotidiano.
IV. Uma abordagem crítica do lazer na Educação Física problematiza a aparente coexistência entre fruição e precarização do tempo, evidenciando que, longe de um paradoxo, essa contradição expressa o agravamento das desigualdades sociais e a limitação real do acesso à cultura como direito.
Quais estão corretas?