Questões de Concurso
Filtrar
                
                  15.401 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 366 de 3.081                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                         Para Lima (2018), a deficiência visual abrange dois grupos: cegueira e baixa visão (ou visão subnormal), sendo classificada de acordo com os critérios legal, educacional e leigo. Segundo a autora, em um dos critérios, pode haver um comprometimento do funcionamento visual de ambos os olhos, mesmo após tratamento ou correção com óculos comuns, porém as pessoas com baixa visão têm resíduos visuais em tal quantidade que lhes permite ler textos impressos ampliados ou com uso de recursos ópticos especiais.  
 
A descrição apresentada refere-se ao critério
    A descrição apresentada refere-se ao critério
     Amorim e Alves (2008) escrevem que a ausência da visão, por si só, não impõe limitações à possibilidade de estabelecer relações socias e interagir com o mundo,  bem como não impossibilita responder aos estímulos do ambiente.  
 
No entanto, na perspectiva das autoras, a falta da visão traz consequências para a criança cega, por exemplo:
    No entanto, na perspectiva das autoras, a falta da visão traz consequências para a criança cega, por exemplo:
     A autora Masini (2013), em seus estudos sobre o perceber de quem está na escola sem dispor da visão,  destaca, com base em Merleau-Ponty, a importância da experiência perceptiva que emerge da relação dinâmica do corpo como um sistema de forças no mundo, e não da associação proveniente dos órgãos dos sentidos. Ou seja, o corpo é a fonte dos sentidos, responsável por sentir e compreender o mundo ao seu redor. 
 
Nessa perspectiva, é a partir da experiência perceptiva que se dá a origem
    Nessa perspectiva, é a partir da experiência perceptiva que se dá a origem
     Borges (2020) escreve que a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 delineou as diretrizes orientadoras para a educação especial/educação inclusiva, afirmando e delimitando os sujeitos público-alvo da educação especial e reiterando o objetivo do atendimento educacional especializado na escola.  
 
A autora ressalta que na referida Política Nacional houve a indicação de que
    A autora ressalta que na referida Política Nacional houve a indicação de que
