Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Analise as informações a seguir:


I. Para Piaget, o desenvolvimento pode ser compreendido a partir de estágios. É no estágio sensório-motor (zero a dois anos aproximadamente), que o choro da criança ganha rótulos como 'chorona' ou 'mimada'. Cabe ao adulto não manifestar irritação do choro infantil, assim como dar aconchego não deve ser considerado como um precedente para tornar a criança manhosa. Na perspectiva de Piaget, no caso de crianças um pouco maiores que já saibam falar, é preciso pedir a elas que digam o motivo da insatisfação, fazendo com que a criança perceba a eficácia de expressar suas necessidades e desejos através da fala e da argumentação.

Il. O estágio sensório-motor, na perspectiva de Henri Wallon, é o primeiro estágio e ocorre no 1º ano de vida. Nessa fase, segundo o estudioso francês, predominam nas crianças as relações emocionais com o ambiente. É uma fase de construção do sujeito em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada à atividade afetiva. Nesse estágio, vão sendo desenvolvidas as condições sensório-motoras (olhar, pegar, andar) que permitirão, ao longo do segundo ano de vida, intensificar a exploração sistemática do ambiente.


Marque a alternativa CORRETA:

mostrar texto associado

Analise as informações a seguir:

I. A respeito do desenvolvimento infantil, para Henri Wallon, o funcionamento psicológico estrutura-se a partir das relações sociais estabelecidas entre o indivíduo e o mundo exterior. Essas relações ocorrem em um contexto histórico e social, no qual a cultura desempenha um papel fundamental, fornecendo ao indivíduo os sistemas simbólicos de representação da realidade. Isso permite construir uma certa ordem e uma interpretação do mundo real. Assim, o desenvolvimento psicológico não pode ser visto como um processo abstrato, descontextualizado ou universal.

Il. Lev Vygotsky propôs o estudo integrado do desenvolvimento infantil, contemplando os aspectos da afetividade, da motricidade e da inteligência. Para o estudioso russo, o desenvolvimento da inteligência depende das experiências oferecidas pelo meio e do grau de apropriação que o sujeito faz delas. Nesse sentido, os aspectos físicos do espaço, as pessoas próximas, a linguagem, bem como os conhecimentos presentes na cultura contribuem efetivamente para formar o contexto de desenvolvimento.

Marque a alternativa CORRETA:

mostrar texto associado

Analise as informações a seguir:


I. Os jogos e brinquedos tradicionais são aqueles que por suas características de fácil assimilação, desenvolvimento de forma prazerosa, aspecto lúdico e função em seu contexto, foram aceitos coletivamente e preservados através dos tempos, transmitidos oralmente de uma geração à outra. O brinquedo tradicional geralmente é criado ou confeccionado para a criança dentro da concepção infantil de objeto de brincar, mas perdeu seu valor e importância dada a inserção de jogos eletrônicos cada vez mais próximo das crianças.

Il. Manipular brinquedos remete, entre outras coisas, a manipular significações culturais originadas numa determinada sociedade. O brinquedo simboliza, aos olhos das crianças e, também dos adultos, a imagem que a criança valoriza, contribuindo com uma nova construção cultural. Por meio de uma aula lúdica, o aluno é estimulado a desenvolver sua criatividade e não apenas a produtividade. Sendo sujeito do processo pedagógico, no aluno é despertado o desejo do saber, a vontade de participar e a alegria da conquista.

Marque a alternativa CORRETA:

mostrar texto associado

Analise as informações a seguir:


I. Segundo Vigotsky (1998), quando se brinca, o ser humano cria, inova, deixa fluir sua capacidade e liberdade de inventar novas maneiras para progredir e resolver problemas circunstanciais. Focando na criança, pode-se afirmar que o ato de brincar, possibilita a ela diversas aprendizagens, permitindo-a apropriar-se do conhecimento, desenvolvendo habilidades relacionadas ao âmbito da linguagem, da cognição, dos valores e da sociabilidade. A escola, por sua vez, não tem o papel de contribuir para que exista ludicidade no ambiente escolar, mas sim que a criança aprenda, pois a preocupação central da escola é com o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem.

Il. A brincadeira deve estar presente na educação infantil principalmente para ocupar tempo, mas serve também para que a criança passe a desenvolver a intelectualidade, a autoconfiança, a exploração, a curiosidade, o raciocínio, a emoção, a psicomotricidade, que vai levá-la a ampliar os seus valores e agrupar-se de um modo sadio com as pessoas. O mundo lúdico, ao mesmo tempo que devolve às crianças um estímulo para brincar, resgata a alegria de poder experimentar, descobrir e criar. À medida que vão crescendo, as crianças trazem para suas brincadeiras o que vêem, escutam, observam e experimentam.

Marque a alternativa CORRETA:

mostrar texto associado

Analise as informações a seguir:

I. À leitura crítica e a pesquisa sobre ambientes virtuais tornam-se essenciais para que o estudante desfrute de forma empoderada das novas ferramentas do sistema comunicacional. Por isso, a abordagem das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) possibilita realizar associações entre o cotidiano, selecionar a vasta gama de informações e imagens veiculadas por este sistema, assim como entender os contextos socioculturais nos quais foram criados e disseminados os discursos, potencializando a fruição e vivência de experiências estéticas com mais significado.

Il. As TDICs são compreendidas enquanto linguagens que permitem novos modos de comunicação e representação do pensamento, descortinando aos sujeitos diversas facilidades que permitem a eles serem autores, produtores e disseminadores de conteúdos que, sistematizados, podem se tornar conhecimento, por isso é coerentemente viável abordar as TDCIs na educação infantil. Nessa perspectiva, demonizar as tecnologias digitais, refutá-las ou manter por elas uma fobia deliberada, não seria em si uma ideia interessante quando se pensa em uma educação com potencial de transformação das realidades.

III. Pensando no contexto das crianças pequenas, nascidas no ambiente rico e diversificado em tecnologias digitais, é possível afirmar que os nativos de hoje chegam às escolas com seus dedinhos sabendo surpreendentemente utilizar os smartphones, tablets e outros dispositivos móveis digitais, experimentando estimulações na dinâmica e nos movimentos cotidianos. É um equívoco uma escolar ignorar que “ter o mundo na ponta dos dedos" é uma forma de experienciar esse novo contexto de vida humana que tem se (re)configurado como o tipo de sensorialidade mais utilizada por tantos sujeitos.

Marque a alternativa CORRETA: