Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Segundo o autor do texto, é necessário superar a abordagem classificatória e meritocrática da educação visto que
mostrar texto associado
O autor considera que toda criança aprende, a partir da concepção de que
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de seu público-alvo, orientando os sistemas de ensino para garantir

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei no 9.394/96) aponta que a função social da escola e da família está diretamente relacionada ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente.

Com base nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente o papel dessas instituições na formação dos indivíduos.

“A narração, de que o educador é o sujeito, conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado. Mais ainda, a narração os transforma em ‘vasilhas’, em recipientes a serem ‘enchidos’ pelo educador. Quanto mais vá ‘enchendo’ os recipientes com seus ‘depósitos’, tanto melhor educador será. Quanto mais se deixem docilmente ‘encher’, tanto melhores educandos serão”.
O trecho acima foi extraído da obra “Pedagogia do oprimido” (1987), de Paulo Freire. Nesse texto, o autor critica uma concepção de educação que trata os educandos como figuras passivas, de modo que ao educador cabe prover todo o saber. A essa concepção de educação não filosófica – porque não construtora de habilidades críticas –, o autor dá o nome de Educação