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Leia a situação hipotética abaixo.

Em uma situação de aprendizagem de leitura e escrita, a professora do 2º ano do Ensino Fundamental está trabalhando com um grupo de alunos em um ambiente rico em interações sociais. Durante a atividade de leitura em voz alta, um dos alunos demonstra dificuldades em compreender o significado de palavras desconhecidas e frequentemente pede para a professora explicar o significado.

Nesse contexto, de acordo com a teoria de Vygotsky sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal, a professora deve:
A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, regulamentando a educação básica no Brasil. Com base nas disposições dessa Lei, analise as afirmativas a seguir:

I. O currículo da educação básica deve ser organizado de forma flexível, de modo a possibilitar a formação integral do aluno, permitindo a adaptação de conteúdos de acordo com as especificidades regionais e culturais.
II. O Estado deve fornecer recursos financeiros suficientes para garantir a igualdade de acesso à educação, assegurando a implementação de tecnologias educacionais e o acesso universal ao ensino superior.
III. A educação básica deve ser exclusivamente focada no desenvolvimento acadêmico, sendo desnecessário incluir aspectos sociais e emocionais no currículo escolar.
IV. As práticas pedagógicas devem promover a inclusão de alunos com deficiência, mas não exigem a adaptação do currículo, ficando a critério das escolas desenvolverem ou não estratégias pedagógicas para atender essa demanda.

Está CORRETO o que se afirma em:
Leia a situação hipotética abaixo.

Durante a aplicação de uma atividade de leitura e escrita em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, a professora propõe aos alunos que identifiquem palavras que possuam a mesma estrutura fonológica. Por exemplo, "banco" e "bala". Em seguida, ela pediu para formarem frases com essas palavras.

Nesse contexto, podemos afirmar que a prática adotada pela professora:

I. Estabelece uma conexão direta entre o reconhecimento fonológico e a escrita, ajudando os alunos a estabelecerem relações entre os sons das palavras e seus respectivos grafemas, favorecendo o processo de alfabetização.
II. Desconsidera a complexidade do sistema de escrita, ao não envolver os alunos com práticas de leitura contextualizada, que são fundamentais para a construção de significados mais amplos.
III. É coerente com as concepções de Emília Ferreiro, que defende a ideia de que a criança constrói seu entendimento sobre a escrita a partir da identificação de relações fonológicas e ortográficas, e não por meio de simples memorização.
IV. Não favorece o desenvolvimento da leitura fluente, pois o foco exclusivo nas relações fonológicas pode resultar em dificuldades para os alunos aplicarem a escrita em contextos mais complexos e estruturados.

Está CORRETO o que se afirma em:
Leia a situação hipotética abaixo.

A professora Mariana está trabalhando com sua turma do 3º ano do Ensino Fundamental I, as figuras geométricas. Ela organiza uma atividade em que os alunos devem identificar diferentes figuras a partir de suas propriedades, como número de lados, ângulos e simetria. Ao observar as respostas dos alunos, ela percebe que muitos ainda confundem figuras como o quadrado e o retângulo.

Com base nesse contexto, analise as afirmativas abaixo:

I. A utilização de material concreto, como recortes de papel e construção de figuras com palitos, é uma estratégia eficaz para ajudar os alunos a visualizarem as diferenças entre as figuras geométricas.
II. A abordagem inicial deve priorizar a apresentação das figuras de forma abstrata, sem o uso de recursos concretos, pois isso estimula a capacidade de abstração.
III. É importante que os alunos compreendam as diferenças entre os tipos de triângulos desde o início, considerando as medidas dos lados e ângulos.
IV. A introdução do conceito de simetria deve ser feita logo após a apresentação das figuras, para que os alunos consigam visualizar como as figuras podem ser divididas de maneira igual.

Está CORRETO o que se afirma em:
Analise as afirmativas abaixo a respeito da classificação dos seres vivos no Ensino Fundamental I, considerando as práticas recomendadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

I. É adequado que o professor incentive a observação de características visíveis, como formato e cor, na fase inicial de classificação, para que os alunos desenvolvam habilidades de comparação e organização.
II. A inclusão dos reinos Monera e Protista deve ser realizada de maneira direta, apresentando aos alunos os conceitos básicos de microrganismos e células, ainda que isso exija o uso de microscópios.
III. Trabalhar com agrupamentos de plantas, animais e fungos, diferenciando-os com base em características gerais como nutrição e habitat, é uma estratégia recomendada para introduzir a ideia de diversidade biológica.
IV. A divisão dos seres vivos em apenas plantas e animais é a mais apropriada para o Ensino Fundamental I, pois limita o excesso de informações complexas e mantém o foco em conceitos familiares.

Está CORRETO o que se afirma em: