Filtrar


Questões por página:
Algumas vezes os alunos estarão impedidos de acompanhar as aulas com a regularidade necessária, por motivo de internação hospitalar ou de cuidados de saúde que deverão ser priorizados. Nesse momento,
De acordo com Bersch et al. (in Schirmer et al.,2007), as terminologias da Organização Mundial da Saúde (OMS – 2001) colaboram no sentido de não concebermos a deficiência como algo fixado no indivíduo.

Elas afirmam que a OMS
De acordo com Bersch et al. (in Schirmer et al.,2007) a plasticidade do Sistema Nervoso acontece no curso do desenvolvimento neurológico. Durante o 1° ano de vida da criança, percebem-se alterações constantes de sua expressão motora com progressivo incremento de habilidades. Essa evolução normal corresponde às aquisições do desenvolvimento motor normal, determinado filogeneticamente, ao longo da evolução. A qualidade de oportunidades e experiências da criança interfere de uma forma ou de outra em sua evolução.

Assinale a alternativa que corretamente aponta para o que ocorre, de acordo com as autoras, no caso de pessoas que sofreram lesões neurológicas.
O aluno JRL, com seis anos de idade, tem severas dificuldades de comunicação. Na sala de recursos multifuncional foi utilizado um recurso, no qual, quando se mostra um controle remoto, tem-se a representação de assistir televisão.

Altiere Carvalho, na obra Entendendo a deficiência física (2012), utiliza o mesmo exemplo como modelo de sistema de comunicação alternativa com um recurso do tipo:
Observe a figura a seguir:

Q36.png (188×284)
(SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE. Entendendo a deficiência física. São Paulo: SE,2012. p.26)

A figura refere-se a uma cadeira adaptada com um assento com regulagem de altura em relação ao solo, apoio de pé e de braço removíveis e ambos com regulagem de altura e profundidade, apoio de quadril fixo, abdutor removível, faixa nos pés, apoio de cabeça removível e adutor de pernas.

Nesse tipo de cadeira, de acordo Luciana Barsottini, na obra Entendendo a deficiência física (2012), o cinto borboleta é considerado um acessório