Filtrar


Questões por página:
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs, o conteúdo História do Brasil, para o Ensino Fundamental I deve ser abordado:

I. A partir de temas centrais que abordam os grandes momentos da história nacional, como a chegada dos portugueses, a colonização, o Império e a República, independentemente das especificidades regionais e culturais.
II. De forma que os alunos reconheçam as relações entre passado e presente, incentivando a reflexão sobre como os eventos históricos influenciam a realidade social, política e cultural contemporânea.
III. De modo unificado, sem destaque para as diferentes manifestações culturais e as contribuições das populações indígenas, africanas e imigrantes na formação do país.
IV. De maneira interdisciplinar, integrando outros conteúdos, com outras áreas do conhecimento, como Geografia e Ciências, para promover uma compreensão mais ampla e contextualizada.

Está CORRETO o que se afirma em:
A avaliação formativa no ensino fundamental I acompanha o progresso dos alunos ao longo do processo de aprendizagem pois tem como objetivo:
No contexto da alfabetização no ensino fundamental I, a transição da fase silábica para a silábica-alfabética é um momento importante no desenvolvimento da escrita. Em relação a essa transição, é CORRETO afirmar que o aluno:

Julgue o item que se segue.


De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a Base Nacional Comum Curricular estabelece os direitos e objetivos de aprendizagem das crianças, fornecendo orientações às instituições educacionais na formulação do currículo. Nesse contexto, o primeiro passo para a elaboração do currículo da Educação Infantil, que deve assegurar, em sua proposta pedagógica, é o respeito às crianças e a promoção de seu desenvolvimento, conforme a Resolução CNE/CBE nº 05/09.

Julgue o item que se segue.


A universalização do Ensino Médio gratuito, determinada pela Lei 12.061 de 2009 (que alterou a LDB 9394/96), representa um avanço significativo na garantia do acesso à educação em níveis mais elevados, contribuindo para a redução das desigualdades e para a promoção da equidade educacional em todo o país.