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Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
Com base no texto sobre os eixos temáticos para o ensino de História, presente na Proposta Curricular da Rede Municipal de Florianópolis (2016), assinale a alternativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
Mais produtivo do que simplesmente criticar os traços característicos das culturas juvenis é assumir nossa ignorância acerca delas, e desenvolver estratégias para compreender suas demandas e os modos pelos quais a juventude é vivida na escola (Dayrell,2007). Isso não obriga ninguém a gostar das marcas das culturas juvenis, muito menos a se inserir nelas, e nem elimina a possibilidade de que se possa criticá-las. Querer conhecer as culturas juvenis, nas quais nossos alunos estão imersos, é uma atitude de respeito para com eles, mesmo que venhamos a discordar de muito do que elas propõem. (...) A coleta de dados recaiu sobre os elementos visuais mais destacados ao observar os alunos da escola. (…) Os alunos ficaram francamente admirados, e suas opiniões oscilaram entre desconfiar que eles estivessem sendo vigiados e valorizar que finalmente o que eles diziam e pensavam fazia parte das aulas. De todo modo, houve um nítido interesse na discussão e uma renovada atenção nas atividades.
Fonte: SEFFNER, Fernando. De fontes e mananciais para o ensino de História in: RODRIGUES, Rogério Rosa. Possibilidades de pesquisa em História. São Paulo: Contexto,2017, p.253-254.
A partir do texto, avalie as frases a seguir acerca das relações entre os docentes e as identidades juvenis.
1. Compreender as culturas juvenis presentes na escola é uma forma de respeito aos alunos, mesmo que o professor discorde de certos aspectos dessas culturas;
2. Para se relacionar com as culturas juvenis, os professores precisam necessariamente gostar e se inserir nessas manifestações, eliminando qualquer crítica possível;
3. Ao demonstrar interesse pelas culturas juvenis, os professores podem despertar maior engajamento e atenção dos alunos nas atividades escolares;
4. Assumir a ignorância sobre as culturas juvenis e buscar conhecê-las contribui para uma postura mais produtiva e dialógica em sala de aula, ampliando a compreensão das demandas dos jovens;
5. Observar e coletar dados sobre as expressões visuais dos alunos leva os estudantes a se sentirem vigiados, sem gerar discussões produtivas ou interesse nas atividades escolares.
Assinale a alternativa que indica as frases que estão em acordo com a proposta do texto:
Fonte: SEFFNER, Fernando. De fontes e mananciais para o ensino de História in: RODRIGUES, Rogério Rosa. Possibilidades de pesquisa em História. São Paulo: Contexto,2017, p.253-254.
A partir do texto, avalie as frases a seguir acerca das relações entre os docentes e as identidades juvenis.
1. Compreender as culturas juvenis presentes na escola é uma forma de respeito aos alunos, mesmo que o professor discorde de certos aspectos dessas culturas;
2. Para se relacionar com as culturas juvenis, os professores precisam necessariamente gostar e se inserir nessas manifestações, eliminando qualquer crítica possível;
3. Ao demonstrar interesse pelas culturas juvenis, os professores podem despertar maior engajamento e atenção dos alunos nas atividades escolares;
4. Assumir a ignorância sobre as culturas juvenis e buscar conhecê-las contribui para uma postura mais produtiva e dialógica em sala de aula, ampliando a compreensão das demandas dos jovens;
5. Observar e coletar dados sobre as expressões visuais dos alunos leva os estudantes a se sentirem vigiados, sem gerar discussões produtivas ou interesse nas atividades escolares.
Assinale a alternativa que indica as frases que estão em acordo com a proposta do texto:
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), orienta-se que a prática do/a professor/a de História procure:
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
Questão Anulada
Leia o texto abaixo:
A Lei 1039, de 9 de janeiro de 2003, é um marco histórico. Ela simboliza, simultaneamente, um ponto de chegada das lutas antirracistas no Brasil e um ponto de partida para a renovação da qualidade social da educação brasileira. Ciente desses desafios, o Conselho Nacional de Educação, já em 2004, dedicou-se ao tema e, em diálogo com reivindicações históricas dos movimentos sociais, em especial do movimento negro, elaborou parecer e exarou a resolução, homologado pelo Ministro da Educação, no sentido de orientar os sistemas de ensino e as instituições dedicadas à educação, para que dediquem cuidadosa atenção à incorporação da diversidade étnico-racial da sociedade brasileira nas práticas escolares.
Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.
Fonte: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Plano Nacional. Brasília: MEC, SECADI,2013, p.9. Disponível em: https://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/diretrizes_curric_educ_etnic oraciais.pdf (Último acesso em 19/10/2024 às 16h)
Sobre a Lei 1039/03, é certo afirmar que a sua aplicação visa:
A Lei 1039, de 9 de janeiro de 2003, é um marco histórico. Ela simboliza, simultaneamente, um ponto de chegada das lutas antirracistas no Brasil e um ponto de partida para a renovação da qualidade social da educação brasileira. Ciente desses desafios, o Conselho Nacional de Educação, já em 2004, dedicou-se ao tema e, em diálogo com reivindicações históricas dos movimentos sociais, em especial do movimento negro, elaborou parecer e exarou a resolução, homologado pelo Ministro da Educação, no sentido de orientar os sistemas de ensino e as instituições dedicadas à educação, para que dediquem cuidadosa atenção à incorporação da diversidade étnico-racial da sociedade brasileira nas práticas escolares.
Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.
Fonte: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Plano Nacional. Brasília: MEC, SECADI,2013, p.9. Disponível em: https://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/diretrizes_curric_educ_etnic oraciais.pdf (Último acesso em 19/10/2024 às 16h)
Sobre a Lei 1039/03, é certo afirmar que a sua aplicação visa:
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
O documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, referente ao Ensino Fundamental, define que:
(...) Na prática pedagógica, interdisciplinaridade e transversalidade alimentam-se mutuamente, pois o tratamento das questões trazidas pelos Temas Transversais expõe as interrelações entre os objetos de conhecimento, de forma que não é possível fazer um trabalho pautado na transversalidade tomando-se uma perspectiva disciplinar rígida. A transversalidade promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a percepção da implicação do sujeito de conhecimento na sua produção, superando a dicotomia entre ambos. Por essa mesma via, a transversalidade abre espaço para a inclusão de saberes extra escolares, possibilitando a referência a sistemas de significado construídos na realidade dos alunos.
Fonte: Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF,1997, p.31.146p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf (Último acesso em 19/10/2024 às 16h)
Segundo o documento citado, os temas transversais são importantes pois:
(...) Na prática pedagógica, interdisciplinaridade e transversalidade alimentam-se mutuamente, pois o tratamento das questões trazidas pelos Temas Transversais expõe as interrelações entre os objetos de conhecimento, de forma que não é possível fazer um trabalho pautado na transversalidade tomando-se uma perspectiva disciplinar rígida. A transversalidade promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a percepção da implicação do sujeito de conhecimento na sua produção, superando a dicotomia entre ambos. Por essa mesma via, a transversalidade abre espaço para a inclusão de saberes extra escolares, possibilitando a referência a sistemas de significado construídos na realidade dos alunos.
Fonte: Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF,1997, p.31.146p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf (Último acesso em 19/10/2024 às 16h)
Segundo o documento citado, os temas transversais são importantes pois: