Filtrar


Questões por página:
A Lei n° 11.645/08 determina que “Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito
Conforme o artigo 3° da Lei Federal no 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino será ministrado com base em diversos princípios, e entre esses princípios estão a garantia
De acordo com Jussara Hoffmann (2020), a avaliação na Educação Infantil deve romper definitivamente com qualquer paradigma classificatório e excludente. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo:

1. O professor deve documentar episódios significativos, anotando não apenas o que a criança faz, mas como faz, suas expressões, seus questionamentos e suas formas de resolver problemas.
2. A avaliação constitui uma instância indissociável do planejamento pedagógico, na medida em que a compreensão do status processual discente é o que norteia a elaboração de novos desafios, ambientes e propostas didáticas, os quais funcionam como propulsores para patamares mais complexos de pensamento e ação.
3. A avaliação transcende a sua condição de juízo finalístico e se transmuta em um instrumento de monitoramento contínuo, cuja finalidade precípua reside em assegurar o reconhecimento e a atualização das potencialidades inerentes às crianças.
4. Consiste na aplicação de um olhar intencional e acurado, voltado para as ações, verbalizações, interações sociais, brincadeiras e hipóteses cognitivas elaboradas pelas crianças no contexto das suas experiências cotidianas.
5. A função central da avaliação desloca-se de um eixo seletivo e categorizante para um caráter promocional e potencializador das conquistas infantis, configurando-se, assim, como um instrumento à disposição do docente para implementar intervenções pedagogicamente significativas no cotidiano escolar.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Visualizar Questão Comentada
Para Goldschmied (2006), o brincar heurístico é uma atividade de exploração livre e desestruturada, na qual as crianças pequenas (principalmente entre 1 e 3 anos) manipulam e combinam objetos do cotidiano. Em relação ao brincar heurístico, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O adulto convida as crianças a ajudarem a recolher os objetos, mostrando onde cada tipo de material deve ser guardado (ex.: “Vamos colocar todos os panos neste cesto?”).
( ) A criança precisa de tempo ininterrupto (geralmente cerca de uma hora) para se envolver profundamente em sua investigação.
( ) O papel do educador ou cuidador é de avaliador atento e silencioso, porém de modo a julgar os procedimentos do educando.
( ) Nessa teoria, a criança é um ser passivo, assim demostrando um campo de atuação de pesquisa docente para testar hipóteses sobre o desenvolvimento da linguagem.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Visualizar Questão Comentada
Sobre a história da Educação Infantil, analise a sentença abaixo:

A trajetória da Educação Infantil no Brasil é um reflexo das transformações políticas, econômicas e sociais do país. Sua história é linear, marcada por continuidade e avanços, transitando de um modelo privado educacional para a consolidação, ainda em processo, de uma perspectiva que entende a criança como um ser passivo (1ª parte). No período imperial e no início da República, a ideia de uma educação para crianças pequenas, especialmente as oriundas das classes dominantes, estava intimamente ligada ao neoliberalismo e à moralização do controle operacional (2ª parte). As instituições existentes, como os orfanatos e as creches, tinham um caráter predominantemente custodial, visando proteger as crianças da ociosidade e dos perigos das ruas enquanto suas mães se dedicavam ao trabalho (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
Visualizar Questão Comentada