Filtrar


Questões por página:
Marco Paulo Stigger, ao discutir a relação entre esporte e diversidade, propõe que as aulas de Educação Física sejam um espaço de reconhecimento e valorização das diferentes culturas corporais. Analise as afirmativas a seguir sobre o tratamento pedagógico da diversidade cultural na Educação Física:

I.O professor deve selecionar e ensinar apenas as modalidades esportivas hegemônicas, como futebol e voleibol, por considerá-las universais e mais importantes que as práticas corporais de grupos culturais minoritários.

II.O currículo de Educação Física deve incluir e valorizar uma ampla gama de práticas corporais, como as danças de diferentes etnias, os jogos indígenas, as lutas de matriz africana e os esportes não convencionais, tratando-os com a mesma legitimidade que os esportes tradicionais.

III.Ao tematizar as diferentes práticas corporais, o professor deve promover a reflexão sobre os preconceitos e estereótipos associados a elas, como a ideia de que certas danças são "coisa de menina" ou que determinadas lutas são "violentas".

Está correto o que se afirma em:
Teresa Lleixà Arribas, ao abordar a Educação Física para crianças de 3 a 8 anos, enfatiza a importância de uma abordagem global do movimento, que considere as dimensões motora, afetiva e cognitiva de forma integrada. Analise as afirmativas a seguir sobre a prática pedagógica nessa faixa etária:

I.O planejamento das aulas deve partir de um tema ou centro de interesse que seja significativo para as crianças, organizando as atividades de forma a permitir a exploração, a experimentação e a expressão por meio de diferentes linguagens.

II.O objetivo principal da Educação Física nessa fase é o ensino precoce das técnicas esportivas, devendo o professor utilizar métodos diretivos para garantir a execução correta dos gestos e preparar as crianças para competições.

III.A avaliação deve ser processual e qualitativa, realizada por meio da observação atenta e do registro das manifestações da criança durante as atividades, focando em seu processo de desenvolvimento global e não em resultados padronizados.


Está correto o que se afirma em:
Leia o excerto abaixo:
Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre por meio da interação entre sujeito e meio, em um processo de constante reorganização mental. Esse equilíbrio é alcançado pela articulação entre assimilação e acomodação, mecanismo denominado ______________.
Preencha a lacuna acima e assinale a alternativa correta.
Uma professora de Ciências do 5º ano pergunta a um aluno: "Por que você acha que a lua aparece à noite?" O aluno responde: "Porque ela tem luz própria, mas só gosta de brilhar quando o sol se esconde."
A professora sorri e registra a fala, mas não corrige de imediato, pois considera que a resposta expressa um modo específico de pensar. Ela planeja propor experiências e debates para que os alunos confrontem hipóteses diferentes sobre o fenômeno. Com base na leitura piagetiana apresentada por Seber:
Leia o excerto abaixo:
No contexto da profissionalização docente, Perrenoud propõe que os professores desenvolvam habilidades que lhes permitam adaptar o ensino às necessidades dos alunos. Uma dessas competências refere-se à capacidade de planejar situações em que cada estudante avance de acordo com seu ritmo, prática conhecida como ______________.
Preencha a lacuna acima e assinale a alternativa correta.