Filtrar


Questões por página:
“Vivemos um tempo de crise. Um tempo de coronavírus. A pandemia colocou para as sociedades, em termos mundiais, uma nova realidade. Especificamente uma realidade em que a escola foi suspensa. Pela primeira vez, talvez, em um século, vivemos um momento em que a escola se torna uma realidade virtual. A escola passou a ser uma instância posta em uma tela de computador. O coronavírus impactou a escola. Impactou a escola porque os estudantes deixaram de ir para a escola. Impactou a escola porque, neste momento, os professores não têm mais a escola como seu território. E as aulas, quiséssemos nós ou não, passaram a ser dadas de maneira remota.” (BOTO,2020)
O texto acima nos ajuda a realizar algumas reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem a partir de novas práticas sociais de comunicação. Ao buscar relacionar estas mudanças com o momento de isolamento social experimentados nestes tempos de pandemia, é CORRETO afirmar:
I- O processo de ensino e aprendizagem está severamente afetado e as aulas remotas de História fazem parte de toda uma nova experiência escolar que impacta a vida de alunos(as), professores (as), familiares e gestores (as). II- O Ministério da Educação do Brasil determinou o fim da Escola como a conhecemos desde a era moderna e as aulas, no póspandemia, serão realizadas exclusivamente na forma de Educação a Distância (EAD). III- Para os professores de História, não há impacto negativo com as atividades de ensino remoto, porque este campo de saber se apropria da internet e das novas linguagens com muita perspicácia desde que todas as Escolas e Universidades do país realizaram, em definitivo, o processo de inclusão digital. IV- Toda a discussão sobre ensino, escola, cultura escolar e práticas educativas no pós-pandemia é desnecessária porque são tentativas de previsão futurística e dificilmente a escola será afetada por este momento de crise da saúde mundial.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Os estudos sobre a escola enquanto organização de trabalho não são novos e acompanham a concepção de sociedade defendida. Sobre gestão escolar é CORRETO o que se afirma em:
O Planejamento é compreendido como elemento de suma importância para a instituição escolar. Sobre planejamento marque a alternativa CORRETA:

As tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão presentes no cotidiano escolar. Durante a Pandemia da Covid-19, o uso das TIC foi intensificado enquanto estratégia de continuidade da oferta do ensino, mas de forma remota. Acerca das TIC, julgue as assertivas abaixo.


I- O uso das TIC está presente na BNCC, uma vez que dentre as 10 Competências Gerais está “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.

II- Awebquest é um recurso de videoconferência bastante utilizado por professores e alunos por permitir a interação síncrona.

III- Vani Moreira Kenski defende que a aprendizagem efetiva do conteúdo escolar acontece apenas mediada pelas TIC.

IV- As TIC, no contexto escolar, permitem, somente, gerar e armazenar informação.

V- O parágrafo 4°, do art.32 da LDB 9394/96 admite o uso do ensino a distância, mediado pelas TIC, a partir da pré-escola, considerando a pandemia da Covid-19.


Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Muitos são os estudiosos que formulam teorias de ensino e aprendizagem como forma de perpetuar e melhorar o processo de aquisição do conhecimento. Sobre teoria da aprendizagem marque a alternativa CORRETA.