Filtrar


Questões por página:
Numere a coluna B pela coluna A sobre redação oficial.

COLUNA A
I. Precisão.
II. Definição.
III. Concisão.
IV. Clareza.
V. Atributos.

COLUNA B
( ) Clareza, Precisão, Objetividade, Concisão, Coesão, Coerência, Impessoalidade, Formalidade e Padronização.
( ) É a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos.
( ) Traz como obrigatoriedade evitar a utilização de uma linguagem que dificulte a compreensão pela população dos textos oficiais, como regionalismos, neologismos, jargões, siglas não explicadas, estruturas e vocabulários muito complexos.
( ) Realizar a articulação da linguagem empregada de modo a transmitir, da melhor maneira possível, a ideia presente no texto. Evitar o uso de palavras que possam conferir duplo sentido ao texto. Não utilizar as mesmas palavras ao transmitir as ideias, evitando o uso de vocábulos diferentes quando utilizados apenas como recursos puramente estilísticos.
( ) Garante que o documento transmita com poucas palavras, grandes quantidades de informações, excluindo vocábulos e frases desnecessárias.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Na elaboração de documentos administrativos, assinale o elemento que é considerado inadequado, pois pode comprometer a clareza e a objetividade do texto.
Assinale um dos elementos que é fundamental na elaboração de documentos administrativos, garantindo clareza, objetividade e formalidade.

Um cidadão deu entrada em pedido relacionado à fiscalização de posturas em um município brasileiro e deve receber um documento – físico ou eletrônico – com os dados do pedido, do processo a que se refere, a data em que foi dada entrada e outras informações que permitam a ele comprovar que fez esse pedido e localizar o processo. Tal documento é denominado

O trecho – No fundo, a minha secreta esperança é de que estas linhas sejam lidas por alguém... (4o parágrafo) – pode ser assim reescrito, em conformidade com a norma- -padrão de regência e emprego dos pronomes relativos: