Filtrar


Questões por página:
Uma Estação de Tratamento de Esgotos Sanitários (ETE) em Santa Catarina, com uma vazão de projeto (Q) de 40 L/s, está em operação e deve cumprir os padrões de lançamento estabelecidos pela legislação estadual para o período intermediário de metas progressivas. Considerando as diretrizes e tabelas da Resolução CONSEMA nº 182/2021, em relação aos padrões de lançamento e frequências de monitoramento para esta ETE, no referido período de metas, é correto afirmar que:
Um rio de porte médio, com boa oxigenação e biodiversidade em seu trecho inicial, recebe um lançamento contínuo de efluente doméstico não tratado. À medida que a massa de água poluída se desloca rio abaixo, observa-se uma sequência de alterações nas suas características físico-químicas e biológicas, que incluem a redução do oxigênio dissolvido, o aumento da turbidez e a alteração da comunidade biológica, seguida por uma gradual recuperação. Considerando o fenômeno da autodepuração natural dos corpos d'água, qual das seguintes alternativas descreve corretamente um aspecto fundamental desse processo em resposta à poluição orgânica?
Uma comunidade localizada às margens de um rio enfrenta sérios problemas de saúde pública e degradação ambiental. A ausência de saneamento básico adequado resulta no lançamento direto de esgoto doméstico e resíduos orgânicos no corpo d'água. Essa situação tem levado à proliferação de algas, morte de peixes, aumento de vetores de doenças e um preocupante crescimento de casos de diarreia e outras enfermidades de veiculação hídrica entre a população, impactando negativamente os indicadores de saúde locais. Com base nos conceitos de ecologia, meio ambiente e saúde pública, qual das seguintes alternativas melhor descreve a interconexão dos problemas observados e suas consequências?
Um engenheiro sanitarista monitora a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que opera com o processo de lodos ativados. Em um curto período, ele observa uma súbita e drástica redução na população de protozoários (ciliados livres e sésseis), que antes eram abundantes e diversificados. Concomitantemente, os flocos de lodo perdem sua estrutura, tornando-se dispersos, e a sedimentação é severamente comprometida, resultando em um Índice Volumétrico de Lodo (IVL) elevado e efluente com turbidez crescente. Um odor forte e incomum, reminiscente de produtos químicos industriais, é percebido no tanque de aeração, e não há indícios de deficiência prolongada de oxigênio dissolvido ou de nutrientes no sistema. Considerando essas observações e os indicadores microbiológicos da saúde do lodo ativado, qual é a interpretação mais provável para a situação e a causa subjacente?
Sobre os reatores UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket) e os sistemas físico-químicos de tratamento de efluentes, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Os reatores UASB são amplamente utilizados em estações de tratamento de esgoto devido à sua eficiência na remoção de matéria orgânica, operando sob condições anaeróbias que promovem a produção de biogás a partir da decomposição de compostos orgânicos.
II. Sistemas físico-químicos, como coagulação, floculação e sedimentação, são mais indicados para a remoção de sólidos dissolvidos e nutrientes orgânicos e apresentam custo operacional mais baixo do que o tratamento anaeróbio.
III. A eficiência do processo de um reator UASB pode ser influenciada negativamente por altos teores de sólidos suspensos nos efluentes brutos, que podem acumular-se no reator e comprometer o desempenho do sistema.
IV. Um dos aspectos positivos do tratamento anaeróbio em reatores UASB é a sua capacidade de operar bem em temperaturas ambientes mais baixas, mesmo em regiões de clima frio, sem perda significativa de eficiência.
V. Sistemas físico-químicos permitem maior controle sobre a qualidade do efluente final, sendo frequentemente empregados como etapa pré-tratamento antes de sistemas biológicos ou como polimento posterior à remoção biológica.