Filtrar


Questões por página:
Os resíduos sólidos urbanos (RSU) constituem um dos problemas mais impactantes nas cidades brasileiras e a sua disposição inadequada tem causado poluição da água, solo e do ar. Para minimizar esses impactos, é necessária uma gestão integrada e adequada dos Resíduos Sólidos. Marque V para as atividades presentes nessa cadeia de serviços e F para as não presentes.

( ) Coleta Convencional ou seletiva de forma direta (porta a porta) ou indireta (em pontos estacionários de uso coletivo).
( ) Transbordo constitui as unidades em que ocorre a Transferência do RSU coletado para veículos de maior porte.
( ) Unidades de Tratamento constituem as Instalações em que os RSU são submetidos a processos físicos, químicos ou biológicos para recuperação e redução de volumes.
( ) Disposição final – constitui as unidades para disposição final dos resíduos coletados.

Assinale a sequência correta.
As licenças ambientais constituem um dos instrumentos da Política ambiental, que tem como objetivo realizar o controle ambiental para permitir a instalação de projetos e atividades com certo potencial de impacto ambiental. Em empreendimentos como Estação de Tratamento de Esgoto, o prestador do serviço deve requerer:
A Política de Recursos Hídricos implementada no Brasil há mais de vinte oito anos tem como objetivos garantir a disponibilidade de água de qualidade para as gerações atuais e futuras, reduzir conflitos sobre o uso da água, prevenir e proteger contra eventos hidrológicos críticos, promover o uso racional e integrado dos recursos hídricos. Para atender a esses objetivos, são estabelecidos os seguintes instrumentos, previstos na lei:
Um dos processos de tratamento de esgoto, largamente utilizado, é o de lodos ativados e, nele, o esgoto afluente e o lodo ativado são intimamente misturados, agitados e aerados. Um sistema de lodos ativados do tipo convencional é composto pelas seguintes unidades:
A entidade reguladora, observadas as diretrizes determinadas pela ANA, editará normas relativas às dimensões técnica, econômica e social de prestação dos serviços públicos de Saneamento básico, que abrangem vários aspectos. Marque V para os aspectos verdadeiros e F para os falsos.

( ) Padrões e indicadores de qualidade da prestação dos serviços.
( ) Requisitos operacionais e de manutenção dos sistemas.
( ) As metas progressivas de expansão e de qualidade dos serviços e os respectivos prazos.
( ) Diretrizes para contratação de mão de obra especializada.
( ) Diretrizes para redução progressiva e controle das perdas de água.

Assinale a sequência correta.