Filtrar


Questões por página:
A ARIS-MT tem um papel fundamental na regulação dos serviços de saneamento e na sustentabilidade ambiental das operações. Entre as diretrizes da Política Nacional de Saneamento Básico, a reutilização de efluentes sanitários tratados é incentivada como uma alternativa sustentável ao uso de recursos hídricos convencionais.

Considerando esse cenário, qual alternativa melhor justifica a importância do reuso de efluentes sanitários tratados nos projetos regulados pela ARIS-MT?
A gestão adequada de resíduos sólidos em ambientes institucionais pressupõe procedimentos de segregação, identificação e destinação conforme a classificação dos materiais. Sobre os procedimentos corretos relacionados à coleta e destinação de resíduos, analise as afirmativas a seguir:

I.A segregação dos resíduos deve ocorrer no local onde são gerados, identificando corretamente cada tipo de resíduo para destinação adequada conforme legislação ambiental e sanitária.
II.A segregação centralizada de resíduos ao final do expediente otimiza recursos humanos e permite maior controle sobre o volume total de materiais descartados pela instituição.
III.A identificação dos resíduos mediante código de cores padronizado facilita o manejo adequado e reduz riscos de contaminação cruzada ou destinação incorreta.
IV.A compactação prévia de todos os tipos de resíduos contribui para redução de volume e otimização do transporte, devendo ser realizada antes da separação por categoria.

É correto o que se afirma em:
Os reatores biológicos anaeróbicos são amplamente utilizados no tratamento de esgotos e efluentes industriais, devido à sua eficiência na remoção de matéria orgânica e à produção de biogás. Sobre os diferentes tipos de reatores anaeróbicos listados, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I- O reator de leito fixo mantém a biomassa aderida a um material suporte imobilizado, apresentando baixa capacidade de mistura, o que pode levar à formação de zonas mortas.
II- O reator de leito rotatório é caracterizado por uma estrutura giratória parcialmente submersa no efluente, promovendo contato intermitente da biomassa com o líquido e o gás.
III- O reator de leito expandido opera com velocidades ascendentes maiores que as do leito fixo, permitindo o movimento parcial dos suportes e aumentando a transferência de massa.
IV- O reator de leito fluidificado exige velocidades de escoamento ainda maiores que o leito expandido, garantindo suspensão total dos suportes e alta eficiência na retenção de biomassa.
De acordo com a Portaria GM/MS n.º 888, de 4 de maio de 2021, que trata das exigências para sistemas e soluções alternativas coletivas de abastecimento de água para consumo humano, qual das afirmativas está de acordo com as disposições estabelecidas?
Em um corpo receptor de água, um rio de Classe 2, recebe efluentes de duas cidades e três indústrias. A DBO medida em diferentes pontos, ao longo do rio, varia conforme a contribuição dos efluentes. O rio de Classe 2 deve atender aos seguintes parâmetros da CONAMA 357:

A DBO máxima permitida no ponto de lançamento de efluentes deve ser de 5 mg/L.
O oxigênio dissolvido mínimo no corpo receptor deve ser de 5 mg/L.
Além disso, de acordo com a CONAMA 357 e 430, a DBO máxima permitida para corpos receptores é de 5 mg/L à montante das captações de água e não deve ultrapassar 5 mg/L ao longo do corpo receptor para efluentes lançados.

As contribuições dos efluentes das cidades e indústrias são as seguintes:
Cidade A: 1.000 m³/dia, com DBO de 120 mg/L.Indústria 1: 500 m³/dia, com DBO de 350 mg/L.Indústria 2: 600 m³/dia, com DBO de 250 mg/L.Cidade B: 800 m³/dia, com DBO de 90 mg/L.Indústria 3: 400 m³/dia, com DBO de 200 mg/L.
Considerando-se uma vazão média do rio de 5.000 m³/dia com uma DBO de 2 mg/L, calcule a DBO total no ponto de mistura entre a montante da cidade B e a jusante da indústria 2, verifique se a água está própria para abastecimento na Cidade B, de acordo com os parâmetros da CONAMA.

Informação adicional: A Cidade B utiliza o sistema convencional de tratamento de água para abastecimento público, que inclui processos como floculação, decantação, filtração e desinfecção.