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Nas pesquisas sobre o ato da tradução e interpretação, especialmente no campo da Libras e de outras línguas, são descritos modelos de processamento que auxiliam na compreensão das estratégias utilizadas pelo intérprete durante sua atuação. Esses modelos buscam explicar as etapas mentais e linguísticas envolvidas no processo interpretativo. Considere os modelos a seguir:

I.Modelo cognitivo.
II.Modelo interativo.
III.Modelo interpretativo.
IV.Modelo de expressão.
V.Modelo de linguagem.

Representa modelo de processamento o que se apresenta em:

As línguas de sinais, assim como as línguas orais, apresentam propriedades linguísticas universais. Uma dessas propriedades diz respeito ao fato de que sinais com formas muito semelhantes, como mesmo ponto de articulação e configuração de mão, podem ter significados totalmente distintos, sendo facilmente diferenciados no contexto comunicativo. Essa característica, que demonstra a separação clara entre forma e significado, é chamada de:

A aquisição da Língua de Sinais por crianças surdas segue uma sequência de estágios que se assemelha, em certos aspectos, ao desenvolvimento da linguagem oral em crianças ouvintes, respeitando as especificidades da modalidade visuo-espacial. Com base nesse processo, assinale a alternativa que apresenta corretamente os quatro estágios da aquisição da Língua de Sinais:

Sobre os desafios da implementação da educação bilíngue para surdos, marque a alternativa correta:
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A educação bilíngue para surdos é uma abordagem que tem como objetivo assegurar que o aluno surdo tenha acesso ao ensino em sua língua natural, a Libras, enquanto aprende o português como segunda língua (na forma escrita). Sobre a educação bilíngue para surdos, analise as proposições a seguir e preencha as lacunas colocando (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:

( ) A Educação Bilíngue para Surdos reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como a primeira língua (L1) dos surdos e o português escrito como segunda língua (L2).

( ) O ensino bilíngue para surdos propõe que a alfabetização deve ocorrer exclusivamente na língua oral, para facilitar a comunicação com ouvintes.

( ) O modelo bilíngue defende que os professores surdos desempenham um papel fundamental no processo educacional, pois são referência linguística e cultural para os alunos surdos.

( ) A Política Nacional de Educação Bilíngue para Surdos visa garantir práticas educacionais que respeitem as especificidades linguísticas e culturais dos estudantes surdos.

( ) Em uma abordagem bilíngue, a Libras deve ser utilizada apenas como apoio ao ensino da língua portuguesa, sem ser considerada um idioma legítimo de instrução.


Após análise das proposições, marque a opção correta:
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