Questões de Concurso
Filtrar
264 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 53
Questões por página:
Julgue o próximo item a respeito das metodologias de ensino da educação física.
Na abordagem desenvolvimentista, a dimensão sociocultural não é considerada como relevante no ensino de educação física, cujo principal objetivo é oferecer experiências de movimento adequadas ao nível de crescimento e desenvolvimento do indivíduo.
Julgue o próximo item a respeito das metodologias de ensino da educação física.
A abordagem crítico-superadora, fortemente influenciada pela pedagogia histórico-crítica, surge como uma oposição ao modelo tradicional tecnicista ou mecanicista de ensino da educação física.
No que se refere a concepções psicomotoras no âmbito da educação física escolar e à sua relação com o desenvolvimento humano, julgue o item seguinte.
De acordo com a teoria de Vigotski, a aprendizagem e o desenvolvimento humano estão vinculados à mediação entre o indivíduo e o meio social, de modo que o desenvolvimento da criança não é influenciado por fatores biológicos ou genéticos, mas culturais.
No que se refere a concepções psicomotoras no âmbito da educação física escolar e à sua relação com o desenvolvimento humano, julgue o item seguinte.
Influenciou fortemente a concepção construtivista da educação física escolar a ideia de Piaget segundo a qual o processo de assimilação e acomodação desempenha papel central na adaptação da criança às novas experiências, possibilitando a construção de esquemas mentais mais complexos.
No que se refere a concepções psicomotoras no âmbito da educação física escolar e à sua relação com o desenvolvimento humano, julgue o item seguinte.
A psicomotricidade foi uma das primeiras concepções a criticar o modelo esportivista no Brasil, valorizando o processo de aprendizagem e não mais a execução de um gesto técnico isolado.