Filtrar


Questões por página:
Dentre a principais propriedades da água, destaca-se a sua capacidade de dissolver uma grande variedade de substâncias. Por isso, ela é considerada um “solvente universal”, sendo utilizada amplamente como agente de limpeza, removendo impurezas das casas e processos industriais, solubilizandoos e formando os esgotos/efluentes.
Jugue os itens a seguir a respeito das propriedades da água

I O teor de sólidos dissolvidos na água representa a quantidade de substâncias dissolvidas na água, que alteram suas propriedades físicas e químicas; II A condutividade elétrica consiste na capacidade que a água possui de conduzir corrente elétrica, sendo inversamente proporcional ao aumento da temperatura. III Pelo estudo da concentração dos coliformes nas águas pode-se estabelecer um parâmetro indicador de existência de possíveis microrganismos patogênicos, que são responsáveis pela transmissão de doenças pelo uso ou ingestão de água, tais como a febre tifoide, febre paratifoide, disenteria bacilar e cólera; IV A dureza é um parâmetro característico da qualidade de abastecimento industrial e doméstico, sendo que do ponto de vista da potabilização são admitidos valores máximos relativamente altos, típicos de águas duras ou muito duras.


É correto apenas o que se afirma em
Leia os itens de acordo com a Lei nº 9.394/1996.
I. Art.1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. II. § 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. III. § 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.
É possível afirmar que estão corretas:
“Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” Lei de Lavoisier. Assim, observa-se que as substâncias existentes na natureza podem sofrer transformações que são denominadas Reações químicas. Observe as afirmativas a seguir:
I. Reagentes são substâncias que reagem e dão origem a novas substâncias. II. Produtos são substâncias resultantes dos reagentes. III. Nas reações químicas, desde que ocorram em sistema fechado, a massa permanece constante. IV. Nas reações químicas, desde que ocorram em sistema fechado, a massa é inconstante.
Assinale:
A energia é um dos fatores de suma importância para o meio ambiente, uma vez que esta pode ser usada e retirada de maneira exacerbada e, por consequência, esgotada. Em contrapartida, existem energias disponíveis que podem ser transformadas e distribuídas em vários setores da sociedade, de maneira a atender a demanda. Dessa forma, a energia pode ser classificada em renovável e não renovável. São exemplos de energias renováveis e não renováveis, respectivamente:
Leia o texto abaixo e responda a questão.
Água que o sol evapora Pro céu vai embora Virar nuvens de algodão. Gotas de água da chuva Tão triste, são lágrimas Na inundação...” (Guilherme Arantes. Planeta Água. SM Publishing (Brasil). Edicão Musical.
A água na natureza é encontrada em três estados: líquido sólido e gasoso. Dentro do texto musical apresentado, ocorrem mudanças de estado físico da água. Dessa forma, assinale a resposta que apresenta os estados, respectivamente, no texto:
Visualizar Questão Comentada