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Os nomes das substâncias abaixo estão corretos e respectivamente representados em:

H4SiO4 - HClO4 - KClO2 - (NH4)2SO4

Assinale a alternativa correta.
Observe a seguinte sequência:

ÓXIDO ÁCIDO - ÁCIDO FRACO - SAL NEUTRO

Diante do exposto, assinale a alternativa que representa a sequência respectivamente.

Leia atentamente o trecho da reportagem abaixo:


60 anos atrás, uma espaçonave sobrevoou outro planeta pela primeira vez na História



“Em 14 de dezembro de 1962, uma espaçonave da NASAchamada Mariner 2 passou por Vênus, sendo a primeira vez na história que uma sonda espacial robótica sobrevoou outro planeta (...). Os dados da Mariner 2 mostraram que até mesmo o lado noturno de Vênus era escaldante, com temperaturas de superfície que chegam a 216 graus Celsius, segundo um comunicado da agência.” (Adaptado)


Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/12/14/ciencia-e-espaco/ha-60-anos-umaespaconave-sobrevoou-outro-planeta-pela-primeira-vez-na-historia/. Acesso em 08/01/2023


O planeta citado no texto, segundo os modelos científicos atuais do sistema solar, se localiza entre os planetas:

De um modo geral, as partículas que compõem uma substância podem estar mais unidas ou mais afastadas, de acordo com as condições de temperatura e de pressão a que a matéria esteja sendo submetida. Dois tipos de vaporização que podem ocorrer são

“Aulas práticas de laboratório são insubstituíveis no ensino de Ciências, pois permitem que os alunos tenham contato direto com os fenômenos, manipulando as matérias e equipamentos e observando os organismos”.

(KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia.4ª edição. São Paulo: EDUSP,2008)

Sabendo disso, um professor de Ciências realizou o seguinte experimento: inicialmente, instruiu seus alunos a prenderem uma vela acesa em um pires e a colocarem água o bastante no pires, mas de forma que ela não entornasse. A seguir, pediu que eles cobrissem a vela com um copo, como no momento 1 da imagem abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Os alunos perceberam que, no momento 2, a chama da vela apagou e a água subiu pelo interior do copo até certa altura.

O professor pediu aos alunos que formulassem uma hipótese explicativa para o fenômeno. Das várias proposições feitas, a correta era a que dizia que a água subiu porque a pressão