Filtrar


Questões por página:
No desenvolvimento dos insetos, existe o desenvolvimento de certas espécies que ocorrem por meio do ovo emergindo de um indivíduo muito semelhante ao adulto, chamado de desenvolvimento direto, já no caso dos indivíduos que emergem do ovo e se diferem significativamente do adulto, fala-se em desenvolvimento indireto. Sobre essas transformações que ocorrem nos seres vivos, julgue os itens a seguir e marque V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Nos hemimetábolos, o indivíduo que eclode do ovo chamado de larva passa por um certo número de mudas até chegar a pupa, sendo que esta passa por profundas mudanças em que os tecidos larvais são destruídos, havendo a formação de novos tecidos, característicos do adulto. A fase de pupa representa uma transformação da larva em adulto, também chamado de imago numa metamorfose completa.

(__)Os insetos com desenvolvimento direto são denominados ametábolos, eles não apresentam grandes transformações durante o desenvolvimento, uma vez que a forma jovem já se assemelha ao adulto, sendo apenas menor.

(__)Nos insetos holometábolos, as formas jovens possuem alguma semelhança com os adultos, sendo os estágios de desenvolvimento denominados de ninfas que ocorrem em mudanças graduais numa metamorfose incompleta.


Assinale a alternativa com a sequência correta:
O ciclo da água é caracterizado por um depósito atmosférico pequeno, mas extremamente dinâmico e responsável pela caracterização dos climas terrestres. As reservas de água nos continentes são aumentadas pela precipitação atmosférica (chuvas, neves e granizos), uma vez que chove proporcionalmente mais nos continentes se comparados às áreas oceânicas.

As atividades humanas são, agora, capazes de causar impactos significativos sobre o ciclo da água. O principal deles é a retirada da água dos rios e lagos, que seguiria para os oceanos, para consumo humano.

Fonte: Os Ciclos Biogeoquímicos: Movimentos da Matéria. Disponível em: < https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/08423818082016Ecol ogia_I_aula_9.pdf>.



A consequência imediata disso é:
Nas atividades diárias de tratamento dos alimentos para serem aproveitados no metabolismo do nosso organismo, pode-se observar que algumas aplicações e técnicas são resultados de uma cultura que se mantêm ao longo do tempo, enquanto outras são abandonadas em virtude do desconhecimento. Essa situação evidencia a interação entre a sabedoria popular e o conhecimento científico. A partir do texto acima, analise as seguintes afirmativas:
I. As práticas alimentares que perduram evidenciaram a eficácia das técnicas que combinam o saber tradicional com a validação científica.
II. O abandono de determinadas técnicas significa que elas são necessariamente ineficazes ou sem valor nutricional comprovado.
III. A integração entre a sabedoria popular e o conhecimento científico pode contribuir para a evolução e aprimoramento das práticas de tratamento dos alimentos.
Assinale a alternativa CORRETA.
As Ciências da Natureza e suas Tecnologias englobam conhecimentos interdisciplinares que permitem compreender fenômenos naturais, desenvolver soluções tecnológicas e avaliar impactos ambientais e sociais. No contexto educacional, essa área do conhecimento busca fomentar o pensamento crítico e a tomada de decisões informadas. Sobre os princípios e aplicações das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, assinale a alternativa CORRETA.
A relação entre Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) tem sido um eixo fundamental para a educação científica contemporânea. O enfoque CTS busca desenvolver nos estudantes uma compreensão crítica sobre o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade, promovendo a reflexão ética e a participação cidadã.
Com base nessa perspectiva, assinale a alternativa que NÃO representa um princípio da abordagem CTS no ensino de Ciências.