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IF- RN
Disciplina:
Contabilidade de Custos
A MÁRIO ÁGUA MINERAL é uma empresa registrada como Microempreendedor Individual (MEI), com sede em um espaço destinado à realização de eventos esportivos, culturais e religiosos. Sua atividade principal é a comercialização de garrafas de água mineral de 250 ml, nas versões com e sem gás.
Em abril de 2025, a empresa atuou apenas nos dias 18 e 19, sexta-feira e sábado da Semana Santa, durante dois eventos promovidos pela Diocese local. Os custos fixos mensais da MÁRIO ÁGUA MINERAL somam R$ 5.000,00, valor que inclui a contribuição do MEI, o aluguel do ponto comercial e a retirada mensal do proprietário.
No primeiro dia de evento, foram adquiridas 40 caixas de água mineral para revenda — metade com gás e metade sem gás — ao custo de R$ 50,00 por caixa, sendo que cada caixa contém 50 garrafas. Todo o estoque foi vendido ao preço unitário de R$ 2,00 por garrafa, independentemente do tipo.
Com base nos resultados obtidos no primeiro dia, o proprietário elaborou um relatório financeiro para orientar o planejamento das ações do segundo dia de evento, conforme apresentado no quadro a seguir.
Com base no relatório, ele notou que, mantendo as mesmas condições no segundo evento, a empresa não atingiria o ponto de equilíbrio contábil.
Após pesquisar o perfil do público do evento de 19/04/2025, mantendo a mesma quantidade de produtos transacionados no dia anterior (18/04/2025), o proprietário decidiu aumentar o preço de venda das garrafas de água mineral com gás. O objetivo era alcançar o ponto de equilíbrio contábil em abril de 2025, considerando que já recebia remuneração como pessoa física.
Dado que o planejamento da empresa MÁRIO ÁGUA MINERAL foi integralmente cumprido, o valor do preço de venda unitário da água mineral com gás, estabelecido para o segundo dia do evento, foi de
Em abril de 2025, a empresa atuou apenas nos dias 18 e 19, sexta-feira e sábado da Semana Santa, durante dois eventos promovidos pela Diocese local. Os custos fixos mensais da MÁRIO ÁGUA MINERAL somam R$ 5.000,00, valor que inclui a contribuição do MEI, o aluguel do ponto comercial e a retirada mensal do proprietário.
No primeiro dia de evento, foram adquiridas 40 caixas de água mineral para revenda — metade com gás e metade sem gás — ao custo de R$ 50,00 por caixa, sendo que cada caixa contém 50 garrafas. Todo o estoque foi vendido ao preço unitário de R$ 2,00 por garrafa, independentemente do tipo.
Com base nos resultados obtidos no primeiro dia, o proprietário elaborou um relatório financeiro para orientar o planejamento das ações do segundo dia de evento, conforme apresentado no quadro a seguir.

Com base no relatório, ele notou que, mantendo as mesmas condições no segundo evento, a empresa não atingiria o ponto de equilíbrio contábil.
Após pesquisar o perfil do público do evento de 19/04/2025, mantendo a mesma quantidade de produtos transacionados no dia anterior (18/04/2025), o proprietário decidiu aumentar o preço de venda das garrafas de água mineral com gás. O objetivo era alcançar o ponto de equilíbrio contábil em abril de 2025, considerando que já recebia remuneração como pessoa física.
Dado que o planejamento da empresa MÁRIO ÁGUA MINERAL foi integralmente cumprido, o valor do preço de venda unitário da água mineral com gás, estabelecido para o segundo dia do evento, foi de
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IF- RN
Disciplina:
Contabilidade de Custos
A empresa SUCESSO TOTAL LTDA tem, apenas, dois tipos de produtos: o PRODUTO A e o PRODUTO B. O departamento financeiro está fazendo a análise CUSTO X VOLUME X LUCRO para o ano de 2025. O PRODUTO A tem previsão de venda de 15.000 unidades, com uma margem de contribuição de R$15,00 por unidade. O PRODUTO B tem previsão de venda de 35.000 unidades, com uma margem de contribuição de R$10,00 por unidade.
Considerando que a empresa está trabalhando com uma estimativa de custos fixos no montante de R$ 115.000,00 e mantida a composição percentual estimada de mercadoria para as vendas dos dois produtos no corrente ano, a quantidade de PRODUTOS A que deve ser vendida para a empresa SUCESSO TOTAL LTDA atingir o ponto de equilíbrio é de
Considerando que a empresa está trabalhando com uma estimativa de custos fixos no montante de R$ 115.000,00 e mantida a composição percentual estimada de mercadoria para as vendas dos dois produtos no corrente ano, a quantidade de PRODUTOS A que deve ser vendida para a empresa SUCESSO TOTAL LTDA atingir o ponto de equilíbrio é de
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IF- RN
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Contabilidade de Custos
Na contabilidade de custos, existem vários métodos de controle de estoque. Os mais estudados e aplicados pelas empresas brasileiras são: o PEPS – Primeiro que Entra, Primeiro que Sai; o Custo Médio Ponderado (CMP); e o UEPS – Último que Entra, Primeiro que Sai. Sobre este último, o RIR – Regulamento de Imposto de Renda não permite a sua adoção para fins fiscais/contábeis nas empresas do Brasil.
Em um cenário no qual o saldo inicial de mercadorias é zero e todos os produtos comprados no período são vendidos, os resultados que os métodos de custeio PEPS, UEPS e CMP apresentarão para o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) são:
Em um cenário no qual o saldo inicial de mercadorias é zero e todos os produtos comprados no período são vendidos, os resultados que os métodos de custeio PEPS, UEPS e CMP apresentarão para o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) são:
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IF- RN
Disciplina:
Contabilidade de Custos
A empresa SOLA LEVE LTDA, fabricante do sapato popular, vendia cada unidade desse produto por R$ 200,00 (livre de impostos).
Até 19 de março de 2025, o preço final ao consumidor era de R$ 274,91. Porém, a partir de 20 de março de 2025, a alíquota do ICMS estadual aumentou de 18% para 20%, o que exigiu uma revisão do markup da fábrica.
Atualmente, a fábrica considera apenas os seguintes impostos e suas respectivas alíquotas.
Para manter o mesmo valor de R$ 200,00 (livre de impostos), a SOLA LEVE LTDA repassou esse aumento para o consumidor. Com base nessas informações, o sapato popular tem um novo preço de venda final para o consumidor, que é de
Até 19 de março de 2025, o preço final ao consumidor era de R$ 274,91. Porém, a partir de 20 de março de 2025, a alíquota do ICMS estadual aumentou de 18% para 20%, o que exigiu uma revisão do markup da fábrica.
Atualmente, a fábrica considera apenas os seguintes impostos e suas respectivas alíquotas.

Para manter o mesmo valor de R$ 200,00 (livre de impostos), a SOLA LEVE LTDA repassou esse aumento para o consumidor. Com base nessas informações, o sapato popular tem um novo preço de venda final para o consumidor, que é de
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IF- RN
Disciplina:
Contabilidade de Custos
A FÁBRICA DOS TRAVESSEIROS SONHE BEM LTDA iniciou as atividades em março de 2025. A empresa produz e vende três tipos de travesseiros: Soneca, Cochilo e Descanso.
O departamento de produção elaborou uma planilha indicando as quantidades produzidas e os custos diretos de produção no período de 01 a 31 de março de 2025, conforme descrito no quadro a seguir.
Com relação aos custos indiretos de fabricação, a contabilidade de custos registrou o valor de R$ 600,00. Para alocação desses custos aos produtos, a FÁBRICA DOS TRAVESSEIROS SONHE BEM LTDA utilizou o rateio por absorção, cujo critério é diretamente proporcional aos custos com materiais diretos. Nesse primeiro mês de atividade, o departamento de vendas apresentou os seguintes resultados:
Registrou-se também que as despesas com vendas totalizaram R$ 400,00 e as despesas administrativas R$ 200,00.
Considerando todas essas informações, no Balanço Patrimonial da FÁBRICA DOS TRAVESSEIROS SONHE BEM LTDA, em 31 de março de 2025, o valor correto da conta estoque de produtos acabados para venda dos travesseiros Soneca é de
O departamento de produção elaborou uma planilha indicando as quantidades produzidas e os custos diretos de produção no período de 01 a 31 de março de 2025, conforme descrito no quadro a seguir.

Com relação aos custos indiretos de fabricação, a contabilidade de custos registrou o valor de R$ 600,00. Para alocação desses custos aos produtos, a FÁBRICA DOS TRAVESSEIROS SONHE BEM LTDA utilizou o rateio por absorção, cujo critério é diretamente proporcional aos custos com materiais diretos. Nesse primeiro mês de atividade, o departamento de vendas apresentou os seguintes resultados:

Registrou-se também que as despesas com vendas totalizaram R$ 400,00 e as despesas administrativas R$ 200,00.
Considerando todas essas informações, no Balanço Patrimonial da FÁBRICA DOS TRAVESSEIROS SONHE BEM LTDA, em 31 de março de 2025, o valor correto da conta estoque de produtos acabados para venda dos travesseiros Soneca é de