Filtrar


Questões por página:
De acordo com o disposto em Galvão Filho (2005), associe o tipo de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) (1,2,3,4) à sua respectiva definição (a, b, c, d).

1. TICs como sistemas auxiliares ou prótese para a comunicação;
2. TICs como Tecnologia Assistiva (TA);
3. TICs como ferramentas ou ambientes de aprendizagem;
4. TICs como meio de inserção no mundo do trabalho profissional.

a) Em muitos casos o uso dessas tecnologias tem se constituído na única maneira pela qual diversas pessoas podem comunicar-se com o mundo exterior.
b) Minimizam as dificuldades de muitas pessoas com necessidades educacionais especiais no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.
c) São utilizadas para controle do ambiente e possibilitam que a pessoa com comprometimento motor possa comandar remotamente aparelhos eletrodomésticos, acender e apagar luzes, abrir e fechar portas.
d) Tem sido a garantia de sustento de pessoas com grave comprometimento motor por meio de uso das TICs.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
Assinale a alternativa que corretamente se relaciona ao termo “aprendizagem cooperativa”, citado por Pierre Lévy in Galvão Filho (2005).
Zafani et al. (2017) realizaram um estudo que objetivou identificar e analisar a concepção de quinze professores acerca da tarefa de casa. Com base no relato, assinale a alternativa que apresenta uma função correta da tarefa de casa identificada no estudo por esses professores.
Zafani et al. (2017) ponderam que dentre as atividades do ensino regular, a tarefa de casa é uma atribuição acadêmica antiga e incorporada nas ações escolares e a sua presença caracteriza uma atividade cotidiana, rotineira e constante em diversas escolas.

De acordo com as autoras, a tarefa de casa
Zafani et al. (2017) citam que a prática educativa busca, em seus preceitos políticos e filosóficos, proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver a autoestima e a percepção de competência a fim de favorecer aquisições acadêmicas e o engajamento nas propostas de aprendizagem. A escolarização, no ensino comum, de alunos com deficiência ocorre cada vez com maior frequência na idade pré-escolar.

De acordo com as autoras, as propostas educativas utilizadas devem ser