Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Com relação ao caso apresentado, assinale os diagnósticos corretos.
Em 2021, o câncer de mama tornou-se o câncer mais frequentemente diagnosticado no mundo. De acordo com as recomendações para o rastreamento do câncer de mama no Brasil, do Colégio Brasileiro de Radiologia, da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, assinale a alternativa correta.
G.B.V.,32 anos, GIII P0 AII, idade gestacional de 8 semanas pela DUM. Refere ciclos menstruais irregulares antes da gestação. Submetida à ultrassom transvaginal que demonstrou gestação tópica, com diâmetro médio do saco gestacional de 20 mm, CCN 3 mm, porém com ausência de batimentos cardio-embrionários. Refere sangramento escuro em pequena quantidade há 3 dias, associado à cólica leve. Ao toque vaginal: colo impérvio, amolecido.

Em relação a esse caso, assinale o diagnóstico mais provável e a conduta correta.
A doença trofoblástica gestacional (DTG) é o termo aplicado a um grupo de tumores relacionados à gestação. Por ser doença rara, deve ser tratada em centro de referência, onde as pacientes recebem tratamento com apropriadas técnicas de esvaziamento uterino, dosagem precisa de beta-hCG e esquema quimioterápico exitoso, permitindo, assim, a cura sistemática.

Em relação a essa morbidade, assinale a alternativa correta.
Homem de 64 anos apresenta hematêmese iniciada há 4 horas. Ele tem antecedentes de doença hepática crônica, hipertensão arterial, hiperlipidemia e um episódio de pancreatite grave por cálculo biliar há 5 anos. Após receber ressuscitação volêmica, seu quadro se estabiliza. Uma endoscopia digestiva alta é realizada e mostra: grandes varizes fúndicas gástricas com sinais vermelhos e sangue alterado no estômago; não há varizes esofágicas.

Qual é o próximo passo mais apropriado?