Filtrar


Questões por página:
Amigdalite associada a uma membrana cinzenta que cobre a superfície da amígdala, mas que pode ser removida sem sangramento, está frequentemente associada a qual etiologia?
Um estudo sobre a eficácia de um novo medicamento oral para o tratamento da obesidade grau III revela que a diferença nos resultados de grupo tratado com o novo remédio e o grupo de tratamento padrão é estatisticamente significativa (o valor de p é 0,002).

Com esses dados e considerando os princípios da medicina baseada em evidências, é correto afirmar:
Mulher de 48 anos apresenta quadro de dor abdominal epigástrica e em hipocôndrio direito e um nível sérico elevado de lipase (1.270 U/L). Os antecedentes incluem hipertensão arterial, obesidade e dislipidemia em uso de losartana, anlodipino e ezetimiba. A ultrassonografia e tomografia do abdome são relevantes para: dilatação discreta a montante do ducto pancreático; acúmulo de gordura peripancreática, sem qualquer coleção de fluidos. Não há antecedente de pancreatite. Ela é tratada com fluidos intravenosos e analgésicos; seu quadro melhorou significativamente, recebeu alta hospitalar após 4 dias.

Nessa paciente, a maior probabilidade para a etiologia da pancreatite é:
Homem de 46 anos refere fraqueza progressiva no braço direito há 6 semanas, evoluindo com confusão crescente e dificuldades para encontrar palavras há 1 semana. O histórico é relevante para HIV positivo, mas sem uso de antirretrovirais, pois abandonou o tratamento há 3 anos. O exame neurológico revela força de 3/5 no membro superior direito e afasia de expressão. Ressonância magnética do encéfalo: há múltiplas lesões discretas na substância branca cortical e nos gânglios da base, que são hiperintensas nas sequências ponderadas em T2. Contagem de CD4: 125/mm3 . Carga viral do HIV: 45.200 cópias/mL. VDRL, antígeno criptocócico sérico e IgG para toxoplasma são negativos.

Considerando a principal hipótese diagnóstica dessa evolução, o melhor tratamento é:
Mulher de 63 anos com histórico de 5 anos de doença de Parkinson (DP) idiopática é atendida em acompanhamento de rotina. Seu exame motor está estável, e ela considera que seu regime de terapia dopaminérgica é adequado. No entanto, seu afeto está embotado, e ela descreve várias queixas, incluindo perda de interesse em atividades sociais, redução do apetite, aumento do sono e sensação de desesperança.

Qual afirmação é correta em relação a essa paciente?