Filtrar


Questões por página:
Analise o texto abaixo “Quem mexeu no meu queijo?”, de Spencer Johnson.

“... Haw sorriu. Sabia que Hem estava se perguntando: ‘Quem mexeu no meu Queijo?’, mas Haw se perguntava: ‘Por que eu não me mexi e fui procurar o Queijo mais cedo?’

Quando começou a entrar no labirinto, Haw olhou para o local de onde viera e se deu conta do seu conforto. Podia se sentir sendo arrastado de volta para o território familiar – embora não encontrasse Queijo lá havia algum tempo.

Haw ficou mais ansioso e teve dúvidas a respeito de se realmente queira entrar no labirinto. Ele escreveu uma frase na parede à sua frente e ficou olhando-a durante alguns minutos:

O que Você Faria se Não Tivesse Medo?

Ele refletiu sobre o que havia escrito.

Olhou para a direita, para a parte do labirinto em que nunca estivera, e sentiu medo.

Então respirou profundamente, virou para a direita e caminhou bem devagar para o desconhecido.”.

A analogia apresentada no texto aborda conceitos como a mudança, a adaptação e a busca por novas soluções — princípios igualmente presentes nos processos biotecnológicos. Considerando a fabricação de derivados lácteos, assinale a alternativa que NÃO apresenta um composto com função diretamente associada aos processos empregados na fabricação de queijos.
A preservação eficiente de alimentos é uma das questões mais importantes que a indústria enfrenta atualmente. O uso da nanotecnologia em alimentos para fins de preservação oferece a possibilidade de aumentar a atividade de agentes antimicrobianos e/ou promover sua distribuição mais segura no produto final, mediante incorporação em embalagens ou filmes. Sobre o uso de nanotecnologia na indústria de alimentos, assinale a alternativa INCORRETA.
A aplicação de enzimas no processo de vinificação representa uma importante ferramenta biotecnológica na indústria enológica, contribuindo para a clarificação do mosto, liberação de compostos aromáticos, aumento de rendimento e melhora das propriedades sensoriais do produto final. No entanto, algumas enzimas utilizadas amplamente em outros setores biotecnológicos não têm aplicação direta ou relevante na elaboração de vinhos. Assinale a alternativa que apresenta uma enzima que NÃO está associada ao processo biotecnológico de produção do vinho na enologia.
Analise o trecho abaixo do poema “A fonte de sangue”, de Charles Baudelaire, que fala sobre as relações amorosas e o vinho:

“Tenho a impressão de que meu sangue em onda escorre, Rítmico soluçar de nascente que morre. Ouço-o bem a escorrer num murmúrio de vaga, Mas eu tateio em vão à procura da chaga.

Através da cidade, e pelas estacadas, Faz as ilhas nascer por todas as calçadas, Desalterando a sede a cada criatura O seu fluxo que sempre o universo púrpura.

Muitas vezes pedi a vinhos de prazer Adormecerem só um dia o horror que mina; O vinho aguça o olhar e torna a audição fina!

Eu procurei no amor um sono de esquecer; E é-me somente o amor um colchão de punhais Em que eu dou de beber às amadas fatais!”

Sobre os processos associados à enologia, assinale a alternativa INCORRETA.
A engenharia genética, isto é, a aplicação da tecnologia do DNA recombinante, está proporcionando um dos mais importantes meios pelos quais será possível melhorar as culturas no futuro. A engenharia genética tem duas vantagens distintas. A primeira, possibilita a inserção de genes individuais em organismos de uma maneira precisa e simples. A segunda, as espécies envolvidas na transferência de genes não precisam ser capazes de se hibridizar uma com a outra, e, por conseguinte, o novo potencial genético pode ser incorporado em um organismo no qual não poderia ter sido introduzido com cruzamento convencional. A Agrobacterium tumefaciens, uma bactéria que é comumente utilizada para a transferência de genes exógenos em plantas, induz a formação da galha-da-coroa, que cresce no caule. Sobre o processo de transferência de genes exógenos em plantas, assinale a alternativa INCORRETA.