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I. A chamada “intenção de ruptura”, originada no seio da crítica marxista, orientou-se pela defesa de uma prática pedagógica emancipadora que compreendesse o corpo e a cultura corporal em sua totalidade histórico-social.
II. A cientificização da Educação Física durante o regime militar representou um avanço metodológico com caráter de renovação conservadora, pois introduziu o rigor técnico e a pesquisa acadêmica como elementos centrais da formação docente.
III. O movimento pós-crítico dos anos 1990 contribuiu para aprofundar a crítica ao biologicismo da Educação Física, reforçando a centralidade da totalidade, da alienação e da luta de classes como categorias explicativas da realidade.
IV. Embora tenha promovido um deslocamento teórico importante nos anos 1980, o movimento crítico-marxista na Educação Física não conseguiu estruturar um projeto pedagógico hegemônico, abrindo espaço, nas décadas seguintes, para abordagens centradas na denominada “agenda pós-moderna”.
Quais estão corretas?
Coluna 1
1. Análise filogenética. 2. Busca por sequências homólogas e domínios. 3. Alinhamento múltiplo de sequências. 4. Análise de interações de proteínas/genes.
Coluna 2
( ) A análise de co-localização e co-expressão de domínios compartilhados com o TMAA para identificação de transportadores envolvidos na regulação da abertura estomatal.
( ) Uso do programa MUSCLE para visualização e análise da conservação de resíduos em diferentes sequências.
( ) Uso dos bancos de dados Uniprot, Pfam/InterPro e NCBI.
( ) O método de máxima verossimilhança poderia ser empregado, usando proteínas TMAA de diferentes táxons.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise a figura abaixo:
Um dos grandes marcos do desenvolvimento da biotecnologia foi a descoberta da penicilina, feita por Alexander Fleming, em 1928. Fleming observou que uma de suas culturas de bactérias de Staphylococcus aureus que ele estava estudando havia sido contaminada por um fungo e que, ao redor das colônias desse fungo, não havia mais bactérias. Então, o pesquisador isolou esse fungo, o Penicillium notatum, e descobriu que ele produzia uma substância capaz de matar muitas bactérias. Assim, foi descoberta a penicilina, o primeiro antibiótico utilizado com sucesso até os dias de hoje e que já salvou milhares de vidas. Essa foi a primeira grande contribuição da biotecnologia para a produção de fármacos; a partir daí, tem aumentado exponencialmente o número de fármacos produzidos por processos biotecnológicos. A utilização da técnica de DNA recombinante permitiu introduzir em vetores específicos um segmento de material genético capaz de codificar uma substância de interesse. Sobre a tecnologia do DNA recombinante, assinale a alternativa INCORRETA.