Filtrar


Questões por página:
No âmbito do Ensino Religioso, a análise dos símbolos religiosos requer uma abordagem interdisciplinar que considere aspectos históricos, antropológicos e fenomenológicos. Tais símbolos, presentes nas mais diversas tradições espirituais, não apenas representam elementos materiais ou visuais, mas também expressam conteúdos de ordem transcendente, funcionando como mediadores entre a experiência humana e o sagrado.

À luz dessa compreensão, é correto afirmar que:
“Uma pessoa pratica uma habilidade para aumentar sua capacidade de desempenhá-la em situações futuras que possam solicitar a habilidade” (MAGILL,2000).
Analise as afirmativas abaixo com base na aprendizagem de habilidades motoras.

1. Uma característica da prática que aumenta as oportunidades de desempenhos futuros bem- -sucedidos consiste na variedade de experiências vividas pelo aprendiz.
2. Uma quantidade crescente de variabilidade de prática normalmente está associada a uma quantidade crescente de erros de desempenho durante a prática.
3. O primeiro passo para determinar como fornecer uma quantidade adequada de variabilidade de prática consiste em avaliar as características das situações futuras nas quais o aprendiz deverá desempenhar uma habilidade.
4. As condições futuras de desempenho para habilidades fechadas incluem condições reguladoras instáveis e imprevisíveis.
5. Cada desempenho de uma habilidade fechada é único, pois em cada desempenho certas características são novas para o praticante.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), “O movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo” (BRASÍLIA,2018).
A BNCC enfatiza que há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais.

Desses, o elemento essencial é:
“As tecnologias digitais hoje são muitas, acessíveis, instantâneas e podem ser utilizadas para aprender em qualquer lugar, tempo e de múltiplas formas” (MORAN,2023).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base nas tecnologias digitais.

( ) O que faz a diferença não são os aplicativos, mas o fato de estarem nas mãos de educadores, gestores e estudantes com uma mente aberta e criativa, capaz de encantar, de fazer sonhar, de inspirar.
( ) Uma forma de utilização importante das tecnologias digitais é para inverter a forma de ensinar. Vídeos, textos ou apresentações podem ser postados numa plataforma digital para que os estudantes os acessem da sua casa, possam revê-los com atenção, levantem suas principais dúvidas, respondam a algum questionário ou quiz.
( ) As tecnologias digitais são importantes também para personalizar o processo de aprendizagem, para a elaboração de roteiros individuais, que os alunos podem acessar e estudar no seu ritmo.
( ) As competências digitais mais importantes hoje, além de programar, são: saber pesquisar, avaliar as múltiplas informações, comunicar- -se, fazer sínteses e compartilhar online.
( ) Os jogos e as aulas roteirizadas com a linguagem de jogos estão cada vez mais presentes na escola e são estratégias importantes de encantamento e motivação para uma aprendizagem mais rápida e próxima da vida real.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Assinale a alternativa que cita corretamente os planetas gasosos do sistema solar ordenados do mais próximo do sol para o mais distante.