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Sabe-se que a atividade de planejamento, uma das funções do administrador, é complexa em decorrência de sua própria natureza, uma vez que planejar:
Um dos modelos gerais de abordagem da motivação humana no trabalho, no qual se encaixam algumas das mais novas teorias sobre motivação, chama-se modelo dos recursos humanos. Dentro dessa corrente de pensamento, estão algumas convicções básicas sobre a natureza do homem, são elas: I- o trabalho é algo ruim e aversivo em si mesmo; II- o indivíduo quer contribuir para e com o seu trabalho; III- os empregados podem influir positivamente nas decisões sobre seu trabalho em uma direção que favoreça a qualidade para a organização; IV- o incremento da complexidade da tarefa e o controle de sua execução pelo próprio empregado são fatores que reduzem a satisfação no trabalho; V- diferentes fatores se inter-relacionam no processo motivacional: dinheiro, aspectos sociais, o trabalho em si e perspectivas de crescimento. Assinale a alternativa CORRETA.
A liderança tem sido um dos temas centrais em importantes pesquisas no campo da psicologia social e do comportamento organizacional há vários anos. Pesquisas recentes, no entanto, revelam a importância da liderança transformacional nos ambientes organizacionais. Diversas características compõem esse modelo de liderança, dentre elas, destacam-se: I- o líder como um agente de mudanças, é seu papel criar uma organização adaptativa, empreendedora e inovadora; II- a capacidade de assumir riscos, os líderes jamais se opõem ao status quo; III- líderes sensíveis às necessidades da equipe de trabalho, em lugar de assumirem um papel ditatorial; IV- a orientação por valores. Cabe às lideranças, a definição de um conjunto central de valores norteadores de comportamento e seu exemplo de forma incongruente; V- a aprendizagem contínua, os líderes tendem a visualizar os fracassos como experiências de aprendizado, mantendo um grande desejo de continuar crescendo e se desenvolvendo. São CORRETAS, apenas, as afirmativas:
A estrutura organizacional pode ser definida genericamente como os padrões de trabalho e disposições hierárquicas que servem para controlar ou distinguir as partes que compõem uma organização. São características do modelo estrutural orgânico: I- a ênfase nas descrições de cargos formais e nas especialidades individuais; II- a crença de que pessoas em posições mais elevadas na organização são melhor informadas que aquelas que ocupam postos mais baixos; III- os relacionamentos horizontais são considerados igualmente importantes se comparados às relações verticais, em cadeia de comando; IV- uma estrutura formal fluida e mutável; V- as pessoas são envolvidas nas decisões e soluções de problemas quando possuem informação e conhecimento para tal. Assinale a alternativa CORRETA.
Quando uma organização realiza uma tarefa ou atividade de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento possível de recursos, pode-se afirmar que ela é