Filtrar


Questões por página:
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem por missão “Produzir, disseminar e comparti lhar conhecimentos e tecnologias voltados para o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e que contribuam para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira, para a redução das desigualdades sociais e para a dinâmica nacional de inovação, tendo a defesa do direito à saúde e da cidadania ampla como valores centrais”.

No esforço para seu desenvolvimento institucional, a Fiocruz direciona esforços para prospecção e identificação de oportunidades para consolidar ser papel perante a sociedade. Das afirmativas abaixo, assinale a que NÃO se coaduna com o enunciado acima:
O empreendedorismo coorporativo tem sido empregado, de forma crescente, como estratégia corporativa por empresas e organizações publicas e privadas, que atuam em ambiente competitivo, de densidade científica, sobretudo tecnológica. Dentre as afirmações abaixo, assinale a que NÃO faz parte do rol de motivos que levam as empresas a adotar tal estratégia:
Martins e Marini (2011) denominam Central de Resultados ou Sala de Situação à unidade de monitoramento e avaliação, incumbida de coordenar os processos de monitoramento e avaliação, que exerce um controle estratégico vital. Trata-se, portanto, de um instrumento de deliberação, uma central de ação. O foco de atuação desta unidade organizacional está:

Analise os indicadores elencados por uma Instituição de Ciência e Tecnologia em Saúde para gestão do seu desempenho e as dimensões do desempenho segundo Martins e Marini (2011).



Os pares corretos de relação entre indicador e dimensão do desempenho são:

Para Senge (2000), os grandes problemas que a mudança enfrenta em uma organização são de tipo gerencial. Referem-se à incapacidade de gerar uma dinâmica de negociação de uma visão compartilhada, à dificuldade de trazer à tona temas “indiscutíveis” mediante o desenvolvimento de habilidades de reflexão e indagação, à tendência de evitar o enfrentamento das causas mais complexas dos problemas em prol de um tratamento sintomático e a um tipo de conduta defensiva que escamoteia medidas que podem afetar interesses. Segundo o autor, tais restrições podem ser compensadas com estratégias de: