Questões de Concurso
Filtrar
4.438 Questões de concurso encontradas
Página 20 de 888
Questões por página:
Questões por página:
A expedição de correspondência é uma parte da gestão de documentos em uma organização. Ela envolve o processo de registro e encaminhamento adequado de documentos, garantindo que a comunicação seja eficiente e segura. Analise dos itens abaixo, qual apresenta corretamente uma prática fundamental no processo de expedição de correspondência:
I.O registro de correspondência deve incluir dados como a data de envio, destinatário, remetente e a descrição do conteúdo, para garantir rastreabilidade.
II.Após o registro, a correspondência deve ser encaminhada diretamente ao destinatário sem qualquer conferência.
III.A correspondência deve ser apenas registrada no sistema quando for considerada urgente, independentemente do conteúdo.
Após análise, assinale a alternativa correta.
I.O registro de correspondência deve incluir dados como a data de envio, destinatário, remetente e a descrição do conteúdo, para garantir rastreabilidade.
II.Após o registro, a correspondência deve ser encaminhada diretamente ao destinatário sem qualquer conferência.
III.A correspondência deve ser apenas registrada no sistema quando for considerada urgente, independentemente do conteúdo.
Após análise, assinale a alternativa correta.
Concurso:
Câmara de Itajubá - MG
Disciplina:
Arquivologia
De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), “arquivo permanente constitui-se no conjunto de documentos preservados em caráter definitivo, em função de seu valor histórico, probatório e informativo”. Considerando a classificação das atividades do arquivo permanente em quatro grupos distintos, relacione-os às suas respectivas atribuições.
1. Arranjo. 2. Conservação. 3. Descrição e publicação. 4. Referência.
( ) Conjunto de procedimentos para elaboração de instrumentos de pesquisa considerando os elementos formais e de conteúdo dos documentos, visando o acesso a eles para consulta e divulgação. ( ) Estabelecimento das políticas de acesso adotadas em relação ao que deve ou pode ser consultado e das políticas de uso, definição de quem terá acesso ao acervo e como deve ser consultado. ( ) Medidas de proteção e preservação aos documentos e ao local de sua guarda visando impedir sua destruição por agentes externos e internos de deterioração. ( ) Sequência de operações intelectuais e físicas, que, por meio de procedimentos técnicos combinados, visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção.
A sequência está correta em
1. Arranjo. 2. Conservação. 3. Descrição e publicação. 4. Referência.
( ) Conjunto de procedimentos para elaboração de instrumentos de pesquisa considerando os elementos formais e de conteúdo dos documentos, visando o acesso a eles para consulta e divulgação. ( ) Estabelecimento das políticas de acesso adotadas em relação ao que deve ou pode ser consultado e das políticas de uso, definição de quem terá acesso ao acervo e como deve ser consultado. ( ) Medidas de proteção e preservação aos documentos e ao local de sua guarda visando impedir sua destruição por agentes externos e internos de deterioração. ( ) Sequência de operações intelectuais e físicas, que, por meio de procedimentos técnicos combinados, visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção.
A sequência está correta em
Concurso:
Câmara de Itajubá - MG
Disciplina:
Arquivologia
A arquivologia ou arquivística constitui-se na disciplina que estuda as funções do arquivo, os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dele, tendo como objeto a informação; objetivo a organização dos dados com vistas à informação; e, finalidade o acesso à informação.
(BRASIL,2005.)
Considerando o disposto, o arquivo
(BRASIL,2005.)
Considerando o disposto, o arquivo
Concurso:
Câmara de Sumaré - SP
Disciplina:
Arquivologia
Atualmente existem diversos tipos de equipamentos de captura digital para imagens, que se aplicam aos diversos tipos de documentos arquivísticos para digitalização. Sobre os escâneres de mesa (flat bed), assinale a alternativa correta.
Concurso:
Câmara de Sumaré - SP
Disciplina:
Arquivologia
Sobre o método ideográfico, analise as assertivas abaixo, considerando V para verdadeiro e F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Pode ser alfabético ou numérico.
( ) A organização é feita pelo assunto dos documentos.
( ) No método ideográfico alfabético enciclopédico, os assuntos são agrupados sob títulos gerais, sendo que tais títulos devem ser organizados alfabeticamente.