Filtrar


Questões por página:
Em relação a auditorias em repositórios digitais confiáveis, analise as assertivas abaixo:

I. As auditorias internas devem ser feitas por equipe multidisciplinar (arquivistas e TI), com checklists e resultados a cada dois anos.
II. A auditoria externa e a de certificação são realizadas por certificadoras credenciadas, conforme a ISO 16363 e a TRAC (Trustworthy Repository Audit & Certification).
III. O RDC-Arq prevê auditoria apenas na implantação, sem reavaliações posteriores.


Quais estão corretas?
Sobre o e-ARQ e o RDC-Arq, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O e-ARQ Brasil define a estrutura e os requisitos dos SIGADs para gestão digital. ( ) O RDC-Arq baseia-se no modelo OAIS, orientando preservação e interoperabilidade. ( ) e-ARQ e RDC-Arq são sistemas prontos para uso criados pelo CONARQ.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo Rabelo (2023), a blockchain é uma tecnologia de registro distribuído e imutável que valida e registra dados de forma permanente. Sobre seu uso na gestão e preservação de documentos arquivísticos digitais, assinale a alternativa correta.
De acordo com Silva e Araújo (2024), a Arquivologia Computacional é um campo que une a Arquivologia e a Computação para lidar com acervos digitais em grande escala. Sobre a Arquivologia Computacional, analise as assertivas abaixo:

I. Utiliza tecnologias como inteligência artificial e mineração de dados para melhorar a gestão e a preservação de acervos digitais.
II. Transforma documentos digitais em conjuntos de dados interligados, facilitando o acesso e a reutilização das informações.
III. Exige formação interdisciplinar e colaboração entre arquivistas e profissionais da computação.
IV. Amplia o acesso e a reutilização de registros digitais, fortalecendo a função social dos arquivos.

Quais estão corretas?
De acordo com o e-ARQ Brasil, a avaliação de documentos digitais consiste em: