Filtrar


Questões por página:
Considere que, durante a consulta, um residente atende um paciente com febre, tosse produtiva e infiltrado em lobo inferior direito na radiografia. Ele prescreve sintomáticos e libera o paciente para casa.
Nesse caso, o preceptor que está supervisionando esse residente deve:
Considere um homem de 72 anos de idade que chega ao hospital com palpitações ocasionais e que apresenta ECG mostrando fibrilação atrial paroxística autolimitada, com resposta ventricular controlada (80 bpm). O paciente é hipertenso bem controlado, sem insuficiência cardíaca, sem história prévia de AVC e sem outros fatores de risco tromboembólico. Escore CHA2 DS2 ?VASc = 1 (apenas pela idade). O residente que está atendendo esse paciente propõe uso de ácido acetilsalicílico (AAS) em baixa dose como profilaxia antitrombótica.
Nesse caso, a conduta do preceptor que está supervisionando esse residente deve ser:
Considere que um residente atende no ambulatório um paciente de 65 anos de idade, com dispneia aos esforços, ortopneia e edemas. O ecocardiograma mostra fração de ejeção de 35%. O residente prescreve furosemida e reforça as medidas dietéticas.
Nesse caso, a conduta do preceptor supervisor é:
“O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é um vírus que ataca o sistema imunológico, responsável por proteger o corpo contra doenças. Quando o vírus não é tratado, ele pode evoluir para a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), que representa o estágio mais avançado da infecção pelo HIV.
Neste estágio, o sistema imunológico fica extremamente enfraquecido, deixando o organismo mais suscetível a infecções oportunistas e determinados tipos de câncer. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.”

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/aids-hiv Acesso em: 15/08/2025

Das alternativas abaixo, aquela que apresenta doenças consideradas infecções sexualmente transmissíveis causadas por vírus é a seguinte:
Visualizar Questão Comentada
Proposto no Código de Ética Médica referente a responsabilidade profissional é vedado ao médico: