Filtrar


Questões por página:
Uma mulher de 72 anos com histórico de doença renal crônica estável em estágio 4 é admitida no hospital com queixas de fraqueza muscular progressiva, dor óssea e prurido generalizado. Ela tem seguido seu regime dietético restrito em fosfatos religiosamente. Seus medicamentos incluem quelantes de fosfato, suplementos de cálcio e vitamina D. Exames laboratoriais revelam níveis séricos de cálcio de 8,4 mg/dL (normocalcemia é 8.5-10.2 mg/dL), fosfato de 7,2 mg/dL (hiperfosfatemia é >4.5 mg/dL), PTH intacto elevado e creatinina sérica de 4,0 mg/dL. Aponte qual é a causa mais provável da hiperfosfatemia neste paciente:
Um menino de 5 anos é levado às pressas ao pronto-socorro após ser picado por um escorpião enquanto brincava no quintal de casa. Dentro de uma hora após o acidente, ele começa a apresentar sudorese, salivação excessiva, vômitos, dor abdominal, agitação e dificuldade respiratória. O exame físico revela taquicardia, hipertensão arterial e mioclonias. É a abordagem inicial mais adequada para o manejo deste paciente:
A doação de órgãos é um ato por meio do qual podem ser retirados órgãos ou tecidos de uma pessoa viva ou falecida (doadores) para serem utilizados no tratamento de outras pessoas (receptores).

De um doador é possível obter vários órgãos e tecidos para realização do transplante. Em relação ao transplante de pulmão é a remoção cirúrgica de um pulmão saudável ou de parte de um pulmão de uma pessoa viva que, em seguida, é transferido para alguém cujos pulmões já não mais funcionam.

Quais critérios são geralmente considerados para a seleção de doadores e receptores em transplantes pulmonares?
São doenças que atinge a população idosa:

I – Doenças cardiovasculares
II – Doença de Alzheimer
III – Hipertensão arterial

Está correto o que se afirma em:
Acidente escorpiônico ou escorpionismo é o quadro clínico de envenenamento provocado quando um escorpião injeta sua peçonha através do ferrão (télson). Os escorpiões são representantes da classe dos aracnídeos, predominantes nas zonas tropicais e subtropicais do mundo, com maior incidência nos meses em que ocorre aumento de temperatura e umidade. No Brasil, os escorpiões de importância em saúde pública são as seguintes espécies do gênero Tityus:

I - Escorpião-amarelo (T. bahiensis) - encontrado nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
II - Escorpião-preto-da-amazônia (T. obscurus) – Principal causador de acidentes e óbitos na região Norte e no Estado de Mato Grosso.