Filtrar


Questões por página:
Infarto Agudo do Miocárdio com supradesnivelamento de ST - Estratégias de Reperfusão permite alguns destaques para estudos e análise, podendo-se citar entre eles: A reperfusão está indicada em todos os pacientes com história de dor ou desconforto torácico de até 12 horas de duração ou associação à elevação do segmento ST ou ao bloqueio completo de ramo esquerdo novo ou presumivelmente novo no ECG. A seleção da estratégia de reperfusão deve basear-se em quatro itens principais: tempo de início dois sintomas, risco do IAM, risco de trombólise e tempo estimado para a angioplastia. Não existe uma estratégia particular que seja a melhor em todos os pacientes, em todos os cenários clínicos e em todos os horários do dia. O uso apropriado e em tempo adequado da terapia de reperfusão é mais importante que a escolha do tipo de terapia, tendo em vista os dados de literatura e a gama de opções atualmente disponíveis. (...) Cerca de um terço dos pacientes com IAM não tratados evoluem para óbito dentro das primeiras 24 horas. O objetivo principal do tratamento destes pacientes é a reperfusão mais precoce possível do miocárdio isquêmico, por fibrinólise ou angioplastia. (KNOBEL, Elias. Condutas no paciente grave. Vl.1. Editora Atheneu. São Paulo. Cap.12 p.188/ 196.) Revascularização miocárdica cirúrgica ou de emergência em pacientes com IAM-CST deve ser realizada (classe I), excetuando-se, entre as seguintes circunstâncias:
Julgue as proposições com Verdadeiro(V) ou Falso(F). Após seu julgamento, marque a alternativa CORRETA: (__)Os tumores hipofisários produtores de TSH são, inicialmente, vistos com sinais e sintomas clássicos de tirotoxicose, aumento de T3 e T4 e nível aumentado ou inapropriadamente normal de ACTH. (__)Hipercalcemia é um nível elevado de cálcio no sangue, sendo um problema clínico relativamente comum. - Encurtamento do intervalo QT constitui manifestação clínica relacionada com as Funções Cardiovasculares. (__)O controle apropriado dos pacientes com insuficiência supra renal secundária ao hipopituitarismo inclui entre outros: reposição de glicocorticoides; cobertura com esteroides para os procedimentos cirúrgicos; instruções na auto ingestão de glicocorticoides solúveis; uso de uma pulseira de identificação contendo informação médica. (__)As ações metabólicas do hormônio do crescimento incluem: osteogênese e condrogênese; produção de somatomedina (fator de sulfação); resistência à insulina; retenção de nitrogênio.
Diarreia aguda é uma síndrome de má absorção de água e eletrólitos provocada por um agente infeccioso (vírus, bactéria ou protozoário) e que se localiza a qualquer nível do trato intestinal. É consenso universal que este processo infeccioso, independente do agente causal, deve apresentar, na grande maioria dos casos, uma evolução autolimitada. (Por: Dr. Ulysses Fagundes Neto. In: FARHAT, Calil Kairalla. Infecções e Parasitoses. HARBBRA Ltda. Cap.13.p.143.)
Sobre "Diarreia aguda", julgue as proposições com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após seu julgamento, marque a alternativa CORRETA:
(__) A Yersinia enterocolítica é, ao mesmo tempo, toxigênica e invasora. A enterotoxina é do tipo ST, e sua produção só se faz in vitro entre 22 e 28º. Portanto, é possível que a toxina não participe da patogenia da infecção, mas possa ser produzidas em alimentos e determinar a intoxicação alimentar. (__) A Shigella é um agente causal de diarreia aguda bem conhecido e cuja incidência se encontra distribuída em todo o mundo, acusando taxas de frequência mais elevadas nos países onde as condições de higiene são mais deficientes. (__) Rotavírus não é admitido como causa de epidemias de diarreia aguda em hospitais, especialmente em berçários. (__) A manutenção e/ou recuperação do estado nutricional deve ser uma preocupação constante da síndrome diarreica aguda. Vale frisar que nenhuma solução hidratante consegue suprir por tempo prolongado as necessidades nutricionais do paciente.
A Síndrome de Cushing ou Hipercortisolismo é o quadro clínico resultante da produção excessiva de Glicocorticoide (cortisol) pelo córtex adrenal. (...) (GROSS, Jorge Luiz e SILVEIRO, Sandra Pinho. Rotinas Diagnósticas em Endocrinologia. Editora ARTMED. São Paulo.2004. Cap.20.)
Analise o que se enuncia a seguir:
R. C. M. S é uma criança obesa que deve ser avaliada para doença de Cushing se houver concomitância de:
Para responder à questão proposta, julgue as proposições com Verdadeiro (V) ou Falso (F). Após seu julgamento, marque a alternativa CORRETA: (__) A artrite reumatoide (AR) é uma doença sistêmica de origem desconhecida, caracterizada por inflamação articular simétrica, crônica e erosiva. É considerada uma das doenças auto-imunes mais frequentes, com distribuição universal e atinge de 1 a 3% da população mundial. (__) O diagnóstico laboratorial da AR tem se fundamentado, até o momento, na detecção do fator reumatóide (FR), que constitui, na grande maioria, anticorpos IgM direcionados contra a região Fc das imunoglobulinas da classe IgG. (__) A presença do FR-IgM é o único indicador sorológico incluído entre os critérios de classificação atuais da AR, mas, além de ser pouco específico, é negativo em 20%-30% dos casos. (__) Os testes imunoenzimáticos recentemente desenvolvidos para dosagem de anticorpos anti-CCP têm demonstrado alta especificidade para a AR, com utilidade diagnóstica e prognóstica, uma vez que possa ser detectado em fases precoces da doença, e é também considerado por muitos um marcador de prognóstico para maior gravidade da AR.