Filtrar


Questões por página:
Partindo da perspectiva de que a morte é uma dimensão de nossa existência humana, pois somos finitos e mortais, assim como temos o direito de viver dignamente, temos implícito o direito de morrermos com dignidade, sem sofrimentos ou prolongamento artificial do processo do morrer, mas isso não nos dá o direito de abreviar a vida. A Resolução Nº 1.805/2006 do Conselho Federal de Medicina é favorável à:
Uma paciente feminina,32 anos, nulípara, em uso de anticoncepcionais orais, procura serviço de saúde com queixa de dor torácica súbita e dispneia nas últimas 24h. Além disso, a paciente relata que cerca de uma semana atrás teve episódios de dor intensa em MMII esquerdo. Foi solicitada, para ela, uma vaga na unidade de terapia intensiva, a fim de monitorar, de forma próxima, a evolução do seu quadro. Ao chegar ao setor, o médico reavaliou o eletrocardiograma solicitado na entrada e percebeu um achado específico no exame, que confirmava o diagnóstico de embolia pumonar:
Segundo o “Guia para o uso de hemocomponentes”, do Ministério da Saúde (2010), no caso de hemorragias agudas, o paciente deve ser imediatamente transfundido, quando apresentar sinais e sintomas clínicos de:
Para garantir um cuidado de qualidade centrado na pessoa, que seja ao mesmo tempo ético e baseado em evidências, faz-se necessária uma tomada de decisão ética e compartilhada. Para isso, o roteiro sugerido para organizar tal processo no ambiente de UTI tem o foco, respectivamente, em:
Uma paciente feminina,45 anos, deu entrada na emergência hospitalar com dor abdominal intensa, vômitos persistentes, desidratada e com 38,8ºC de temperatura. Relata que os sintomas começaram cerca de 48h antes de buscar o serviço de saúde. Segundo a família da paciente, ela tem histórico de uso abusivo de álcool. Os exames laboratoriais de entrada mostram: contagem de leucócitos: 28.500/mm3; desidrogenase lática: 204 U/L; aspartato aminotransferase: 185 U/L; e glicemia: 133 mg/dL. Seguindo os Critérios de Ranson, o fator que sugere pior prognóstico nesse paciente é: