Questões de Concurso
Filtrar
14.376 Questões de concurso encontradas
Página 450 de 2.876
Questões por página:
Questões por página:
Uma mulher,27 anos, tabagista, com relato de diarreia há mais de 2 meses, dor abdominal difusa e perda ponderal de 10kg no mesmo período, foi à consulta médica para esclarecimento do quadro. O médico solicitou a realização de uma colonoscopia, a qual evidenciou úlceras intercaladas com mucosa de aspecto normal ao longo de todo cólon. Feita a biópsia das lesões, o resultado do anatomopatológico revelou se tratar de “granuloma não caseoso”.
De acordo com as informações apresentadas no caso clínico, o provável diagnóstico é:
De acordo com as informações apresentadas no caso clínico, o provável diagnóstico é:
A diverticulite aguda é uma complicação adquirida, sendo comumente associada a histórico de constipação. Acerca dos quadros de diverticulite aguda, a opção que contém a correta relação com o seguimento do quadro ou sua etiopatogenia é:
Um homem,48 anos, cirrótico, hipertenso e diabético, deu entrada na emergência com relato de estar “vomitando sangue” há 1 hora. Prontamente foram avaliados os seguintes sinais vitais: FC: 124; PA: 84x60; FR: 25; SpO2: 96%. Diante do quadro clínico apresentado, com provável etiologia de varizes esofágicas sangrantes, a primeira conduta a ser tomada deverá ser:
Um jovem,25 anos, vem em consulta devido à calcemia de 10,8 mgd/dL (VR: até 10,2 mg/dL), PTH 87 pg/mL (VR: 12- 88 pg/mL), redosado e confirmado; porém, é assintomático, nega histórico de nefrolitíase e traz ainda ultrassonografia de rins e vias urinárias e densitometria óssea normais. O paciente relata ainda que a mãe sempre apresentou cálcio elevado, e chegou a realizar cirurgia de retirada das paratireoides, mas persistiu com cálcio discretamente elevado mesmo após o procedimento. O diagnóstico mais provável e a conduta mais correta diante do caso são, respectivamente:
Uma mulher,50 anos, assintomática, vem à consulta devido a um achado na ressonância magnética de hipófise. Foi observada uma imagem intrasselar, hiperintensa em T1 e T2, com nódulo intracístico, conforme a imagem a seguir:

O diagnóstico mais provável e a conduta mais adequada para este caso são, respectivamente:

O diagnóstico mais provável e a conduta mais adequada para este caso são, respectivamente: