Filtrar


Questões por página:
Um paciente homem de 58 anos, etilista crônico, é admitido em hospital terciário com tosse produtiva, febre alta há 10 dias e expectoração purulenta fétida. O exame físico revela estertores em base pulmonar direita e redução do murmúrio vesicular. Uma tomografia de tórax mostra uma lesão cavitária de 6 cm com nível hidroaéreo no lobo inferior direito. Qual é o agente etiológico mais provável do abscesso pulmonar neste paciente?
Em um paciente com DPOC avançada, a gasometria arterial evidencia medida crônica de PaCO2 de 65 mmHg e PaO2 de 58 mmHg. Apesar do uso de broncodilatadores e reabilitação pulmonar, ele apresenta exacerbações frequentes. Qual é o próximo passo terapêutico mais indicado?
Um homem de 62 anos com história de tabagismo apresenta hemoptise recorrente e perda de peso não intencional. A broncoscopia revelou placas brancas na mucosa brônquica e citologia positiva para displasia escamosa de alto grau. Qual é o diagnóstico mais provável?
Um paciente de 35 anos, previamente hígido, apresenta tosse seca persistente, fadiga e dispneia aos esforços. A radiografia de tórax revela linfadenopatia hilar bilateral simétrica. A tomografia computadorizada de tórax demonstra pequenos nódulos peribrônquicos e padrão de vidro fosco nas bases pulmonares. A broncoscopia com biópsia transbrônquica evidenciou granulomas não caseosos. Qual o provável diagnóstico e o acha
Uma mulher de 60 anos, em pós-operatório recente de artroplastia total de quadril, desenvolve dor torácica súbita e hemoptise. O ecocardiograma transtorácico revela sobrecarga de ventrículo direito e há sangramento ativo. Qual das condutas abaixo é a mais imediatamente indicada?