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De acordo com a teoria de B. F. Skinner, o comportamento é influenciado pelas consequências que o seguem. O reforço é um tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de o mesmo voltar a ocorrer. Considerando o exposto acima, assinalar a alternativa que apresenta os dois principais tipos de reforço.
A mãe de P., um menino de sete anos, levou-o a uma clínica para avaliação e possível tratamento devido ao comportamento disruptivo na escola. Ela é mãe solteira de quatro filhos (2 a 15 anos) e trabalha em tempo integral. A mãe busca ajuda porque considera o comportamento de P. incontrolável, com brigas constantes entre ele e os irmãos, e desobediência em casa e na escola. P. frequentemente retruca e desrespeita as regras em ambos os ambientes. Sua mãe lembra que, desde os três ou quatro anos, ele sempre foi o filho mais difícil, mas sinaliza que sempre foi afetuoso com os animais. A escola precisou acionar a segurança duas vezes, em três semanas, por causa do seu comportamento. No último incidente, P. subiu no telhado e provocou os professores, dizendo que se escondeu por diversão e porque a professora "merecia" e não se importava em ter se metido em confusão. Considerando o relato da mãe, assinalar qual a possível hipótese diagnóstica para o comportamento de P.

Entre as etapas do processo de psicodiagnóstico, destaca-se a formalização de um contrato de trabalho com o paciente ou responsável. Nesse momento, deverão ser definidos os termos de desenvolvimento do processo, incluindo papéis, obrigações, direitos e responsabilidades de ambas as partes. A respeito do contrato, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.



( ) O psicólogo compromete-se a realizar o exame ao longo de um número definido de sessões, cada uma com duração prevista e em horários previamente acordados.


( ) O psicólogo deve estabelecer com o paciente ou responsável os tipos de informações possíveis e definir quem terá acesso aos dados obtidos no exame.


( ) Uma vez que o contrato de trabalho tenha sido previsto, ele deverá ser cumprido sem margem para flexibilizações. Caso haja necessidade de modificações, seja devido à investigação de novas hipóteses, o processo deve ser suspenso em defesa dos direitos do próprio psicólogo.

Considera-se dever fundamental dos psicólogos, segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo:
A neuropsicopedagogia é o estudo das relações entre o cérebro e a aprendizagem humana, tendo seu embasamento teórico fundamentado na neurociência aplicada à educação, interconectando a pedagogia e a psicologia cognitiva. A neurociência aplicada à educação possibilita aos profissionais da educação um entendimento mais amplo sobre a plasticidade cerebral, o funcionamento neurológico, o desenvolvimento e a manutenção cerebral, conhecimentos que darão suporte à compreensão do processo de aprendizagem. Sendo assim, quando a neurociência dialoga com a educação: