Questões de Concurso
Filtrar
8.175 Questões de concurso encontradas
Página 18 de 1.635
Questões por página:
Multidimensionalidade do Fracasso Escolar.

Fonte: Adaptado de Weiss (2008).
Reflita sobre a imagem e analise as afirmações a seguir sobre a atuação psicopedagógica institucional preventiva no contexto escolar frente ao fracasso escolar:
I- Na perspectiva da escola, o psicopedagogo deve promover projetos multidisciplinares com os professores da escola e demais profissionais da equipe pedagógica.
II- O psicopedagogo deve avaliar o aparecimento de formações reativas aos objetos de aprendizagem decorrentes de fatores institucionais: estruturação de turmas, metodologias de ensino.
III- O trabalho do psicopedagogo frente ao fracasso escolar deve concentrar-se nas dificuldades individuais do estudante, uma vez que fatores externos, como a organização escolar e as condições sociais, têm impacto secundário no processo de aprendizagem.
IV- O psicopedagogo deve promover ações de sensibilização com as famílias e encontros formativos para orientar pais e responsáveis sobre como apoiar a aprendizagem em casa, combatendo preconceitos e estigmas.
V- Na perspectiva da escola, cabe ao psicopedagogo avaliar individualmente as estruturas cognitivas por meio de testes neurológicos.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Observe os casos a seguir:
CASO 1: Uma menina de 2 anos e meio, toda vez que ouvia o barulho de um copo quebrando, olhava consternada para as suas mãos e punha -se em situação de defesa. Sua reação dava a impressão de que se achava culpada pela quebra do copo, o que de fato, havia ocorrido uma vez. Ou seja, bastava que se repetisse uma situação semelhante para que novamente se sentisse culpada.
CASO 2: Um menino com pouco menos de 3 anos era caçula de uma família, até que a sua mãe tem outro filho. Nos dias após o nascimento da irmãzinha, chamada Elisa, ele muda visivelmente sua forma de agir: comporta -se como se fosse a irmã mais velha, referindo -se a si próprio pelo nome de Elisa e dando a sua irmãzinha outro nome. O garoto, ao ver alterado o lugar que ocupava na família, assume uma nova personalidade.
CASO 3: Uma menina de 2 anos e 9 meses pergunta à mãe, após ouvi -la cantar tal como fazia a governanta, se ela é a governant a: “Você é a Elsa?”
Fonte: GALVÃO, I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Vozes,1999.
Sobre o desenvolvimento da afetividade na construção do eu psíquico, considerando que as crianças se encontram em estado de sociabilidade sincrética, analise as afirmativas a seguir:
I- O CASO 1 é um exemplo de personalidade dispersa, em que sentimentos isolados ligados a ela, como o de culpa, aparecem atrelados à situação exterior.
II- Nos três CASOS a consciência de si está inacabada e a personalidade apresenta-se como noção sem contornos definidos.
III- Nos três CASOS a construção do eu corporal é condição para a construção do eu psíquico.
IV- No CASO 2, a noção de si próprio tem autonomia quanto à posição que ocupa na família e à constituição de sua identidade pessoal.
V- No CASO 3, a menina vê de forma assincrética a personalidade da mãe e da governanta.
É CORRETO o que se afirma em:
I- Os fatores orgânicos são responsáveis pela sequência fixa que se verifica entre os estágios do desenvolvimento, porém não garantem uma homogeneidade no seu tempo e duração.
PORQUE
II- A duração de cada estágio e as idades a que correspondem são referências relativas em dependência de características individuais e das condições de existência.
A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
A Teoria da Coerência Central Fraca (Uta Frith) oferece uma explicação cognitiva para o estilo de processamento de informações no autismo. Assinale a alternativa CORRETA sobre como essa teoria explica as características de aprendizagem no TEA.