Filtrar


Questões por página:

Sobre o debate da instrumentalidade do Serviço Social, marque V para verdadeiro e F para falso.


( ) O método de análise crítico-dialético nos permite captar a instrumentalidade nas suas possibilidades.

( ) O debate da instrumentalidade se faz necessário por se tratar de uma profissão de natureza interventiva.

( ) A instrumentalidade e o projeto profissional são distintos, pois o primeiro remete apenas a dimensão operativa e o segundo, corresponde aos limites e possibilidades do assistente social.

( ) O debate da instrumentalidade tenta romper com visão formalista de conceber técnicas como algo que determina a ação profissional.

( ) A análise teórica da instrumentalidade, elimina o diálogo entre a dimensão ética, e prioriza o tratamento instrumental técnico-operativo.


Assinale a assertiva que corresponde à sequência corretamente:

Visualizar Questão Comentada
Pensar o projeto profissional supõe articular uma dupla dimensão: de um lado as condições macrossocietárias, que estabelecem o terreno sócio histórico em que se exerce a profissão, seus limites e possibilidades; e de outro, as respostas sócio históricas, ético-políticas e técnicas de agentes profissionais a esse contexto, as quais traduzem como esses limites e possibilidades são analisados, apropriados e projetados pelos assistentes sociais.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social,2014, p.222.
Considerando a citação acima, assinale a alternativa que não corresponde ao Projeto Profissional do Serviço Social:
Visualizar Questão Comentada
Sobre vigilância socioassistencial, esta tem como função no âmbito da Assistência Social:
O enfoque interdisciplinar realizado no âmbito SUAS constitui-se como processo de trabalho, o qual permite afirmar que:
I. O trabalho interdisciplinar exige uma equipe multiprofissional que supere a abordagem tecnicista. II. Negligencia a definição de responsabilidades individuais e competências. III. A interdisciplinaridade é um processo dinâmico, consciente e ativo. IV. Tendo como principal objeto de ação na política de assistência social as vulnerabilidades e riscos sociais, os quais não são fatos homogêneos e simples, mas complexos e multifacetados, pois não exigem respostas diversificadas. V. A interdisciplinaridade é um processo de trabalho recíproco. Dessa forma, convém entender da não escolha de princípios e conceitos comuns.
É correto apenas o que se afirma em:
Visualizar Questão Comentada
Para a participação e estímulo dos usuários no Sistema Único de Assistência Social, são consideradas pela NOB/SUAS as seguintes estratégias previstas pelo Art.127, EXCETO:
Visualizar Questão Comentada