Filtrar


Questões por página:
As políticas sociais não são apenas espaços de confrontação de tomadas de decisão, mas constituem elementos de um processo complexo e contraditório de regulação política e econômica das relações sociais.
BOSCHETTI, Ivanete. Avaliação de políticas, programas e projetos sociais. Serviço Social: direitos e competências Profissionais.2009, p.5.
Sobre avaliação das políticas sociais, pode-se considerar que:
I. A análise e avaliação de políticas sociais ultrapassa a mera disposição e utilização primorosa de métodos e técnicas racionais e operativos, preocupados com a relação custo-benefício ou com a eficiência e eficácia. II. A avaliação de políticas sociais deve se situar na compreensão do significado do papel do Estado e das classes sociais na construção dos direitos e da democracia. III. Deve ser entendida como processo e resultado de relações complexas e contraditórias que se estabelecem entre Estado e classes sociais em cada contexto histórico. IV. A análise das políticas sociais deve tentar superar enfoques restritos ou unilaterais, comumente utilizados para explicar sua emergência, funções ou implicações.
É correto apenas o que se afirma em:
Visualizar Questão Comentada
A elaboração da LOAS foi produto da mobilização de segmentos sociais que se organizaram com o objetivo de fortalecer a concepção de assistência social como função governamental e política pública, envolvendo intricados processos de negociação e formação de consensos pactuados entre diferentes protagonistas da sociedade civil, do governo federal e da esfera parlamentar
RAICHELIS, Raquel. Esfera pública e conselhos de assistência social: caminhos da construção democrática.2015, p.147.
Com bases nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
I. A LOAS regulamenta os artigos 203 e 204 da constituição Federal. II. A autora, ao afirmar que para elaboração da LOAS houve “intricados processos de negociação e formação de consensos pactuados”, quis afirmar que não houve confrontos para sua elaboração junto às instâncias de poder. III. Podemos considerar que a Carta Magna de 1988 trata de uma referência para o entendimento e redefinições do perfil histórico da assistência social. IV. A LOAS prevê que a assistência social é Política de Seguridade Social contributiva.
É correto apenas o que se afirma em:
As políticas sociais e a formatação de padrões de proteção social são desdobramentos e até mesmo respostas e formas de enfrentamento, em geral setorializadas e fragmentadas, às expressões multifacetadas da questão social no capitalismo, cujo fundamento se encontra nas relações de exploração do capital sobre o trabalho.
BEHRING, Elaine Rosseti; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história, Biblioteca básica de Serviço Social; v.2.2008 p.51.
Sobre políticas sociais, é correto afirmar que:
Visualizar Questão Comentada
Questão Anulada
Constituem competências do Assistente Social, conforme previsto no Art.4º do Código de Ética do assistente social, EXCETO:
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) publicou os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social, o qual discorre sobre o trabalho interdisciplinar na Assistência Social. Desta forma, podemos considerar como trabalho interdisciplinar, EXCETO:
Visualizar Questão Comentada