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Analise as afirmativas abaixo sobre os compostos bioativos de alimentos (CBA).


1. A dieta habitual fornece macro e micronutrientes essenciais; além disso, as carnes e os óleos vegetais apresentam compostos bioativos que promovem saúde e reduzem o risco de doenças crônicas não transmissíveis.

2. Ações biológicas importantes dos CBAs são: atividade antioxidante, modulação da expressão de enzimas de detoxificação, modulação do sistema imune, redução da agregação plaquetária, etc.

3. São exemplos de CBAs os polifenóis, encontrados em hortaliças, frutas, chás, cafés, etc.; e os carotenoides, encontrados em frutas, hortaliças, gema de ovo, etc.

4. O processamento do alimento pode interferir na biodisponibilidade de polifenóis, uma vez que induz modificações físico-químicas.

5. O cozimento pode causar redução na concentração de carotenoides; entretanto, eleva sua biodisponibilidade.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Assinale a alternativa correta sobre a biodisponibilidade de minerais.

Sobre as definições de alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados, de acordo com o Guia Alimentar Para a População Brasileira (2014), assinale a alternativa correta.

É importante lembrar de sempre higienizar os alimentos embalados antes de guardá-los na geladeira, e que a geladeira deve ser limpa por dentro e por fora, com água e detergente neutro, seguido de álcool, pelo menos uma vez por:
O teste de aceitabilidade é o conjunto de procedimentos destinados a medir o índice de aceitação da alimentação oferecida aos escolares. É utilizado no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a fim de garantir o cumprimento da Resolução CD/FNDE nº 26/20132, consolidando o controle de qualidade dos alimentos ofertados na alimentação escolar.

Associe corretamente os métodos descritos abaixo:

Coluna 1 Método
1. Método sensorial descritivo
2. Método sensorial discriminativo
3. Método sensorial afetivo
4. Método resto ingestão


Coluna 2 Descrição

( ) Avalia a ocorrência de diferenças sensoriais estatisticamente significativas entre dois produtos ou mais, que apresentam diferentes características, seja no preparo ou na composição.

( ) Avalia a quantidade, expressa em percentual, de alimentos desperdiçada por motivos como aceitação do cardápio e porcionamento inadequado por parte do comensal.

( ) Avalia atributos como sabor, textura, aroma, cor, dentre outras características quanto à intensidade da qualidade sensorial dos produtos.

( ) Avalia a preferência e, consequentemente, a aceitação dos consumidores por um ou mais produtos. Por meio deste método podem-se realizar o teste de preferência e o teste de aceitação.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.