Filtrar


Questões por página:
A prática educativa, enquanto intencional e sistemática, precisa ser organizada previamente, o que se concretiza através do planejamento. Em virtude da complexidade dessa prática, o planejamento apresenta níveis de abrangência que proporcionam a articulação necessária ao trabalho pedagógico desenvolvido na escola. Assim, considerando essa articulação, a partir do nível mais abrangente até o que é construído e utilizado pelos professores, o planejamento tem como encadeamento:
Considere o excerto a seguir como base para a questão.

Por razões pedagógicas e técnico-administrativas, inerentes ao compromisso da escola com a educação e o ensino, são reforçados hoje a necessidade e o desafio de cada escola construir e administrar seu próprio projeto político-pedagógico (Bussmann,2009, p.37).

(Fonte: BUSSMANN, Antônia. Projeto político-pedagógico e a gestão da escola. In: VEIGA, Ilma. (org.). Projeto políticopedagógico da escola: uma construção possível.26 ed. Campinas: Papirus,2009)

A ênfase dada por Bussmann (2009) sobre a importância da escola construir seu próprio projeto político-pedagógico tem como fundamento
Considere o fragmento textual a seguir como base para a questão.

Postula uma reestruturação do sistema educacional, ou seja, uma mudança na estruturação do ensino regular, com a finalidade de que a escola se torne um espaço democrático e capaz de trabalhar com todos os educandos, sem distinção de raça, classe, gênero ou características pessoais, tendo como referência o princípio de que a diversidade deve não só ser aceita como desejada (Brasil,2001).

O conteúdo abordado refere-se à
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Brasil,2004), os sistemas e estabelecimentos de ensino, assim como os professores, devem ter como referência, na condução de suas ações, os seguintes princípios:
Considere o fragmento textual a seguir como base para a questão.

A questão central para qualquer teoria que problematize o currículo é orientar a ação educativa em um dimensionamento amplo e integrado. E isso compreende muito mais do que listar conteúdos, cargas horárias e matrizes curriculares. Envolve saber, numa perspectiva política, qual conhecimento deve ser ensinado, quais as finalidades desse conhecimento, para quem ele se destina e a quem ele interessa. (IFRN,2012, p.37).

(Fonte: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Documento-base. Natal: IFRN,2012).

A definição apresentada no fragmento, retrata uma concepção curricular específica, componente de uma das teorias do currículo. De acordo com a literatura especializada sobre o tema, as teorias do currículo apresentam distinções em suas abordagens e podem ser identificadas como: