Questões de Concurso
Filtrar
75 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 15
Questões por página:
Questões por página:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, representa o principal marco regulatório da organização da educação brasileira, sendo um instrumento normativo que estabelece fundamentos, princípios, finalidades, níveis e modalidades de ensino no país. A partir dos apontamentos dessa Lei, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).
( ) Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
( ) A educação digital (incluindo letramento digital, computação, programação, robótica e outras habilidades) será componente curricular exclusivo do ensino médio. Já a educação nutricional e alimentar será obrigatória no ensino fundamental.
( ) A escola só poderá reclassificar alunos em casos de transferência entre instituições de ensino dentro do território nacional, com base nas normas curriculares gerais.
A sequência correta é:
( ) Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
( ) A educação digital (incluindo letramento digital, computação, programação, robótica e outras habilidades) será componente curricular exclusivo do ensino médio. Já a educação nutricional e alimentar será obrigatória no ensino fundamental.
( ) A escola só poderá reclassificar alunos em casos de transferência entre instituições de ensino dentro do território nacional, com base nas normas curriculares gerais.
A sequência correta é:
Concurso:
Prefeitura de Castelo - ES
Disciplina:
Direito Administrativo
Com base nos dispositivos do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Castelo (ES), analise as assertivas a seguir sobre hipóteses de perda de vencimento do cargo efetivo:
I. O servidor perderá o vencimento do cargo efetivo se for nomeado para cargo em comissão, exceto se houver opção pelo vencimento do cargo efetivo ou acumulação legal.
II. O servidor perderá 1/3 do vencimento diário se chegar ao serviço até uma hora após o horário de início ou se sair antes do final do expediente.
III. O servidor investido no mandato de Prefeito poderá optar por continuar recebendo o vencimento do cargo efetivo, cumulativamente com a representação do cargo político.
IV. Quando investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horário, o servidor perderá o vencimento do cargo efetivo, mas manterá os subsídios parlamentares.
Está correto o que se afirma em:
I. O servidor perderá o vencimento do cargo efetivo se for nomeado para cargo em comissão, exceto se houver opção pelo vencimento do cargo efetivo ou acumulação legal.
II. O servidor perderá 1/3 do vencimento diário se chegar ao serviço até uma hora após o horário de início ou se sair antes do final do expediente.
III. O servidor investido no mandato de Prefeito poderá optar por continuar recebendo o vencimento do cargo efetivo, cumulativamente com a representação do cargo político.
IV. Quando investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horário, o servidor perderá o vencimento do cargo efetivo, mas manterá os subsídios parlamentares.
Está correto o que se afirma em:
Leia o excerto abaixo:
O século XIX foi um período marcado por intensas transformações sociais, políticas e culturais, que tiveram repercussões significativas no campo educacional. A consolidação dos Estados nacionais, a expansão da escolarização pública e as discussões em torno do _______________________ criaram um novo cenário para o ensino.
Nesse contexto, a educação passou a ser entendida como instrumento de construção da cidadania, disciplina social e modernização das sociedades. Preencha a lacuna acima e assinale a alternativa correta.
O século XIX foi um período marcado por intensas transformações sociais, políticas e culturais, que tiveram repercussões significativas no campo educacional. A consolidação dos Estados nacionais, a expansão da escolarização pública e as discussões em torno do _______________________ criaram um novo cenário para o ensino.
Nesse contexto, a educação passou a ser entendida como instrumento de construção da cidadania, disciplina social e modernização das sociedades. Preencha a lacuna acima e assinale a alternativa correta.
Durante a alfabetização, o método fônico foi retomado em políticas públicas brasileiras. Considerando os pressupostos do método fônico, assinale a proposição correta
A gradual inserção das mulheres no magistério representa um dos marcos mais expressivos da História da Educação, com repercussões decisivas também no Brasil. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).
( ) O magistério era visto como uma extensão dos papéis tradicionais femininos de cuidado, maternidade e moralização, o que justificava socialmente sua presença nas salas de aula.
( ) A entrada das mulheres no magistério deve ser compreendida à luz das teorias da época sobre gênero e educação. Autores vinculados à pedagogia liberal viam a professora como guardiã da moralidade e da virtude cívica, destinada a formar futuros cidadãos.
( ) A feminização do magistério permitiu que muitas mulheres conquistassem um espaço de trabalho fora do lar, mas também criou as bases para a ampliação de suas lutas por reconhecimento profissional e igualdade.
A sequência correta é:
( ) O magistério era visto como uma extensão dos papéis tradicionais femininos de cuidado, maternidade e moralização, o que justificava socialmente sua presença nas salas de aula.
( ) A entrada das mulheres no magistério deve ser compreendida à luz das teorias da época sobre gênero e educação. Autores vinculados à pedagogia liberal viam a professora como guardiã da moralidade e da virtude cívica, destinada a formar futuros cidadãos.
( ) A feminização do magistério permitiu que muitas mulheres conquistassem um espaço de trabalho fora do lar, mas também criou as bases para a ampliação de suas lutas por reconhecimento profissional e igualdade.
A sequência correta é: