Questões de Concurso
Filtrar
320 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 64
Questões por página:
Questões por página:
Um determinado conjunto A = {α1, α2, ⋯, αn} possui média μA e variância σ 2A . Aplica-se sobre o conjunto A as seguintes operações: bi = 3 ⋅ αi + 2, ∀i = 1,2, ⋯, n. Portanto, a média μB e a variância σ 2B do conjunto B = {b1, b2, ⋯, bn } são, respectivamente:
Em uma universidade, o setor de manutenção tem diretrizes para substituir sensores de presença de lâmpadas. O histórico de trocas indica que, após a instalação desses equipamentos, eles duram, em média, enquanto as lâmpadas ficam acesas,900 horas e desvio padrão de 75 horas. O tempo de troca desses sensores, para que, no máximo,5% (cinco por cento) desses sensores estejam queimados antes da troca, é aproximadamente:
Andrei Nikolaevich Kolmogorov foi um matemático soviético que fez contribuições significativas na teoria das probabilidades. Nesse sentido, considere um evento A pertencente a uma σ −álgebra ????, em que se tem os conhecidos “axiomas de Kolmogorov”. Dessa forma, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
Um engenheiro mecânico está analisando o comportamento estatístico de falhas em um sistema industrial, e deseja avaliar se a distribuição dos tempos entre falhas apresenta maior ou menor concentração de valores centrais e extremos do que uma distribuição normal. Com base nos dados, ele calcula o coeficiente de curtose amostral como
obtendo k = 2,1.
Sabendo que a curtose da distribuição normal padrão é igual a 3, e que a curtose excesso é dada por k − 3, é CORRETO afirmar que:
obtendo k = 2,1. Sabendo que a curtose da distribuição normal padrão é igual a 3, e que a curtose excesso é dada por k − 3, é CORRETO afirmar que:
Um engenheiro ambiental está analisando a concentração média de partículas em suspensão (PM2.5) no ar de uma zona industrial. A legislação permite no máximo 35μg/m3 como valor médio. A partir de medições diárias realizadas durante 49 dias consecutivos, obteve-se uma média amostral de 37μg/m3, com desvio padrão populacional conhecido de 5μg/m3 . O engenheiro deseja testar, ao nível de significância de 1%, se há evidência estatística de que o valor médio excede o limite legal. Para isso, ele define as hipóteses:
H0: μ ≤ 35 e H1: μ > 35
Sabendo que o teste será unilateral à direita, e utilizando a distribuição normal padrão com valor crítico z0,01 = 2,33, pode-se concluir CORRETAMENTE que:
H0: μ ≤ 35 e H1: μ > 35
Sabendo que o teste será unilateral à direita, e utilizando a distribuição normal padrão com valor crítico z0,01 = 2,33, pode-se concluir CORRETAMENTE que: