Filtrar


Questões por página:
A engenharia genética, isto é, a aplicação da tecnologia do DNA recombinante, está proporcionando um dos mais importantes meios pelos quais será possível melhorar as culturas no futuro. A engenharia genética tem duas vantagens distintas. A primeira, possibilita a inserção de genes individuais em organismos de uma maneira precisa e simples. A segunda, as espécies envolvidas na transferência de genes não precisam ser capazes de se hibridizar uma com a outra, e, por conseguinte, o novo potencial genético pode ser incorporado em um organismo no qual não poderia ter sido introduzido com cruzamento convencional. A Agrobacterium tumefaciens, uma bactéria que é comumente utilizada para a transferência de genes exógenos em plantas, induz a formação da galha-da-coroa, que cresce no caule. Sobre o processo de transferência de genes exógenos em plantas, assinale a alternativa INCORRETA.
Diante dos desafios ambientais e éticos relacionados à produção convencional de carne, a ciência tem buscado alternativas sustentáveis e tecnológicas para a criação de tecidos comestíveis ou biomateriais compatíveis com o corpo humano. Nesse cenário, diversos tipos de biomateriais têm sido explorados, como proteínas vegetais, biopolímeros e até tecidos vegetais descelularizados, cada um com suas próprias vantagens dependendo da aplicação, seja em alimentos, seja em engenharia de tecidos. Com base nesse contexto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os biomateriais às suas vantagens específicas.

Coluna 1

1. Biopolímeros. 2. Proteína de origem vegetal. 3. Tecido vegetal descelularizado.

Coluna 2

( ) Custo-efetivo, citocompatível e alta similaridade com a textura da carne. ( ) Natural, alto valor nutricional e facilmente escalável. ( ) Custo, tempo e fácil mão de obra. ( ) Excelente opção de scaffold por sua característica altamente vascularizada.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A carne cultivada in vitro a partir de células animais tem o potencial de abordar muitas das questões éticas, ambientais e de saúde pública associadas à produção convencional de carne. No entanto, além de superar os desafios técnicos para a produção de carne cultivada, produtores e defensores da tecnologia devem considerar uma série de questões sociais, incluindo apelo e aceitação do consumidor, cobertura da mídia, status religioso, regulamentação e potenciais impactos econômicos. Embora muito tenha sido escrito sobre as perspectivas de apelo e aceitação do consumidor da carne cultivada, menos consideração tem sido dada aos outros aspectos do mundo social que interagirão com essa nova tecnologia. Aqui, cada uma dessas questões é considerada separadamente, formando uma visão da carne cultivada como uma tecnologia com um conjunto diversificado de considerações sociais e implicações sociais de longo alcance. Argumenta-se que os ganhos potenciais de uma transição para a carne cultivada são vastos, mas que os fenômenos e instituições culturais devem ser navegados cuidadosamente para que essa indústria nascente alcance seu potencial (Bryant,2020). Sobre o cultivo de tecidos para produção de carne cultivada in vitro, assinale a alternativa INCORRETA.
A figura a seguir apresenta um esquema resumido das etapas que levam à síntese de proteínas a partir do gene em eucariotos, indicando diferentes etapas do processamento do RNA, incluindo a adição do cap 5', a poliadenilação e o splicing. Com base na figura e sobre a biologia molecular no processo de splicing do RNA, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.



Imagem associada para resolução da questão


( ) A remoção dos íntrons do pré-mRNA ocorre por meio de duas reações de transesterificação catalisadas por moléculas de RNA (snRNA) e não por proteínas, tornando o splicing uma das raras reações enzimáticas em que o próprio RNA atua como catalisador.
( ) Apesar da variabilidade nas sequências consenso que definem os limites entre éxons e íntrons, a célula é capaz de identificar corretamente os locais de splicing com base exclusivamente nessas sequências, sem a necessidade de proteínas auxiliares ou outras estratégias regulatórias.
( ) A função evolutiva do splicing alternativo ainda é considerada limitada, uma vez que combinações distintas de éxons a partir de um mesmo gene geralmente não resultam em variações significativas na função das proteínas produzidas.
( ) A precisão do splicing é favorecida por dois mecanismos principais: (I) a coordenação espacial e temporal (acoplamento) entre transcrição e splicing e (II) a definição de éxons baseada em sua uniformidade de tamanho e na marcação por proteínas SR, que recrutam os snRNAs U1 e U2.
( ) A marcação dos limites entre éxons e íntrons, a montagem do spliceossomo e a remoção dos íntrons ocorrem de forma cotranscricional e linear, seguindo a ordem em que os íntrons surgem durante a síntese do pré-mRNA. Desse modo, cada íntron é removido assim que transcrito de forma linear, permitindo uma maior precisão regulatória no processamento do transcrito.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Os ciclídeos do lago Vitória, na África, são peixes de água doce conhecidos por sua impressionante diversidade. Em um trabalho recente, Svensson et al. (2024) descreveram um caso clássico de especiação simpátrica em ciclídeos, no qual duas espécies do gênero Pundamilia convivem no mesmo ambiente, mas desenvolvem isolamento reprodutivo devido à seleção sexual, pois as fêmeas preferem machos com colorações específicas adaptadas à profundidade e à qualidade da luz no lago. Com base nesse caso real e em outros exemplos descritos na literatura, qual outro mecanismo, além da seleção sexual, pode favorecer a especiação simpátrica?