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Concurso:
IF Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
A BNCC inclui diretrizes e conteúdos que promovem a diversidade e a inclusão nas escolas brasileiras. Sobre os temas e suas orientações na BNCC, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Sobre as competências do Ensino Religioso no Ensino Fundamental, a BNCC aponta que os estudantes precisam conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, e valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.
( ) É opcional que os alunos identifiquem a presença e a sociodiversidade de culturas indígenas, afro-brasileiras, quilombolas, ciganas e dos demais povos e comunidades tradicionais para compreender suas características socioculturais e suas territorialidades.
( ) De forma particular, um planejamento com foco na equidade também exige um claro compromisso de reverter a situação de exclusão histórica que marginaliza grupos como os alunos com deficiência, reconhecendo a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas e de diferenciação curricular, conforme estabelecido na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
( ) Cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, precisamente de forma transversal e integradora. Entre esses temas, destacam-se educação em direitos humanos e educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
( ) Na BNCC, essas temáticas são contempladas em habilidades dos componentes curriculares, cabendo aos sistemas de ensino e escolas, de acordo com suas especificidades, tratá-las de forma contextualizada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Sobre as competências do Ensino Religioso no Ensino Fundamental, a BNCC aponta que os estudantes precisam conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, e valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.
( ) É opcional que os alunos identifiquem a presença e a sociodiversidade de culturas indígenas, afro-brasileiras, quilombolas, ciganas e dos demais povos e comunidades tradicionais para compreender suas características socioculturais e suas territorialidades.
( ) De forma particular, um planejamento com foco na equidade também exige um claro compromisso de reverter a situação de exclusão histórica que marginaliza grupos como os alunos com deficiência, reconhecendo a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas e de diferenciação curricular, conforme estabelecido na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
( ) Cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, precisamente de forma transversal e integradora. Entre esses temas, destacam-se educação em direitos humanos e educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
( ) Na BNCC, essas temáticas são contempladas em habilidades dos componentes curriculares, cabendo aos sistemas de ensino e escolas, de acordo com suas especificidades, tratá-las de forma contextualizada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
IF Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
O planejamento e a avaliação educacional são processos fundamentais para a organização e a efetividade da prática pedagógica. De acordo com o estabelecido pela LDBEN e os parâmetros educacionais brasileiros, em relação aos conceitos, tipos e instrumentos de planejamento e avaliação educacional, analise as assertivas abaixo:
I. A avaliação educacional deve ser exclusivamente somativa, tendo como único objetivo a atribuição de notas aos alunos, sem levar em consideração o processo de aprendizagem e o desenvolvimento contínuo.
II. O planejamento educacional deve ser alinhado e incorporar flexibilidade curricular e estratégias pedagógicas diferenciadas, além de garantir a articulação entre avaliação formativa e intervenções personalizadas que assegurem equidade na aprendizagem.
III. O planejamento deve considerar os conteúdos a serem trabalhados, as metodologias de ensino, os recursos didáticos e as estratégias de avaliação, de forma a promover uma aprendizagem significativa e integrada aos contextos sociais e culturais dos estudantes.
IV. A avaliação diagnóstica, formativa e somativa são tipos distintos de avaliação que devem ser utilizadas de maneira integrada, buscando acompanhar o desenvolvimento do aluno e garantir a qualidade da educação oferecida.
V. O instrumento de avaliação que desconsidera variáveis contextuais, socioeconômicas e individuais de aprendizagem configura uma prática que busca padronizar o processo de aprendizagem, sem excluir nenhum estudante, possibilitando que todos avancem ao mesmo tempo.
Quais estão corretas?
I. A avaliação educacional deve ser exclusivamente somativa, tendo como único objetivo a atribuição de notas aos alunos, sem levar em consideração o processo de aprendizagem e o desenvolvimento contínuo.
II. O planejamento educacional deve ser alinhado e incorporar flexibilidade curricular e estratégias pedagógicas diferenciadas, além de garantir a articulação entre avaliação formativa e intervenções personalizadas que assegurem equidade na aprendizagem.
III. O planejamento deve considerar os conteúdos a serem trabalhados, as metodologias de ensino, os recursos didáticos e as estratégias de avaliação, de forma a promover uma aprendizagem significativa e integrada aos contextos sociais e culturais dos estudantes.
IV. A avaliação diagnóstica, formativa e somativa são tipos distintos de avaliação que devem ser utilizadas de maneira integrada, buscando acompanhar o desenvolvimento do aluno e garantir a qualidade da educação oferecida.
V. O instrumento de avaliação que desconsidera variáveis contextuais, socioeconômicas e individuais de aprendizagem configura uma prática que busca padronizar o processo de aprendizagem, sem excluir nenhum estudante, possibilitando que todos avancem ao mesmo tempo.
Quais estão corretas?
Concurso:
IF Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com a LDBEN e as diretrizes para o planejamento dos conteúdos curriculares na Educação Básica, analise as assertivas abaixo assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A orientação para o trabalho é um dos princípios norteadores do currículo na Educação Básica, devendo ser integrada aos conteúdos e práticas pedagógicas.
( ) O gerenciamento das ações de capacitação dos profissionais da educação é uma diretriz específica para o planejamento curricular, conforme estabelecido na LDBEN.
( ) A melhoria da eficiência, eficácia e qualidade do Ensino Fundamental e Médio é uma preocupação da LDBEN, sendo prevista como uma diretriz para a formulação de políticas educacionais.
( ) O desenvolvimento permanente do aluno deve ser garantido até os 21 anos de idade, conforme determinação expressa na LDBEN.
( ) A adequação das competências requeridas dos alunos aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual, está alinhada com a LDBEN e sua concepção de planejamento curricular.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A orientação para o trabalho é um dos princípios norteadores do currículo na Educação Básica, devendo ser integrada aos conteúdos e práticas pedagógicas.
( ) O gerenciamento das ações de capacitação dos profissionais da educação é uma diretriz específica para o planejamento curricular, conforme estabelecido na LDBEN.
( ) A melhoria da eficiência, eficácia e qualidade do Ensino Fundamental e Médio é uma preocupação da LDBEN, sendo prevista como uma diretriz para a formulação de políticas educacionais.
( ) O desenvolvimento permanente do aluno deve ser garantido até os 21 anos de idade, conforme determinação expressa na LDBEN.
( ) A adequação das competências requeridas dos alunos aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual, está alinhada com a LDBEN e sua concepção de planejamento curricular.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
IF Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
A implementação total da LDBEN enfrenta desafios significativos até hoje no Brasil. Sobre esses desafios, assinale a alternativa INCORRETA.
Concurso:
IF Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
Os estudos de gênero, diversidade étnico-racial e inclusão são temas centrais para a promoção de uma educação mais equitativa e reflexiva. Sobre o tratamento e a abordagem desses temas nas escolas, analise as assertivas abaixo:
I. A educação brasileira deve proporcionar oportunidades equitativas para todos os estudantes, garantindo que aspectos como gênero e sexualidade não sejam barreiras para o acesso, a permanência e o desenvolvimento acadêmico, valorizando as múltiplas identidades presentes no ambiente escolar.
II. O currículo escolar pode contemplar a diversidade étnico-racial, abordando as contribuições das culturas indígenas e africanas no Brasil, e sua aplicação pode variar conforme o planejamento pedagógico de cada instituição, considerando diferentes formas de abordagem do tema.
III. A BNCC e a legislação educacional brasileira reconhecem a importância de promover a inclusão de alunos com deficiência, destacando a necessidade de adaptações curriculares e metodológicas, bem como a promoção de um ambiente de aprendizado que respeite a diversidade de todos os alunos.
IV. A abordagem de questões relacionadas à diversidade étnico-racial e de gênero nas escolas pode ocorrer com a realização de eventos específicos ou datas comemorativas, sem a necessidade ser incorporada nas práticas pedagógicas de forma contínua.
V. A legislação brasileira incentiva a educação para a diversidade de forma a garantir que todas as diferenças sejam respeitadas, promovendo o combate ao preconceito e à discriminação, além de garantir a criação de um ambiente escolar acolhedor e seguro para todos os alunos, independentemente de sua raça, etnia, gênero ou deficiência.
Quais estão corretas?
I. A educação brasileira deve proporcionar oportunidades equitativas para todos os estudantes, garantindo que aspectos como gênero e sexualidade não sejam barreiras para o acesso, a permanência e o desenvolvimento acadêmico, valorizando as múltiplas identidades presentes no ambiente escolar.
II. O currículo escolar pode contemplar a diversidade étnico-racial, abordando as contribuições das culturas indígenas e africanas no Brasil, e sua aplicação pode variar conforme o planejamento pedagógico de cada instituição, considerando diferentes formas de abordagem do tema.
III. A BNCC e a legislação educacional brasileira reconhecem a importância de promover a inclusão de alunos com deficiência, destacando a necessidade de adaptações curriculares e metodológicas, bem como a promoção de um ambiente de aprendizado que respeite a diversidade de todos os alunos.
IV. A abordagem de questões relacionadas à diversidade étnico-racial e de gênero nas escolas pode ocorrer com a realização de eventos específicos ou datas comemorativas, sem a necessidade ser incorporada nas práticas pedagógicas de forma contínua.
V. A legislação brasileira incentiva a educação para a diversidade de forma a garantir que todas as diferenças sejam respeitadas, promovendo o combate ao preconceito e à discriminação, além de garantir a criação de um ambiente escolar acolhedor e seguro para todos os alunos, independentemente de sua raça, etnia, gênero ou deficiência.
Quais estão corretas?