Filtrar


Questões por página:
Nos Estados Unidos, a cada 40 segundos alguém sofre um acidente vascular encefálico (AVE). A cada 4 minutos, alguém morre de AVE. Trata-se da quinta principal causa de morte nos Estados Unidos e a segunda depois das doenças cardíacas em todo o mundo. O AVE também é uma das principais causas de incapacidade grave em longo prazo. Em uma estimativa conservadora, o AVE custa aos Estados Unidos mais de 30 bilhões de dólares por ano. É fundamental ter um conhecimento da anatomia vascular do sistema nervoso central para ser capaz de reconhecer síndromes específicas de AVE, conceituar a etiologia subjacente e planejar adequadamente o tratamento. Assinale a alternativa correta sobre a anatomia cerebrovascular:
Visualizar Questão Comentada
O câncer de mama é a neoplasia maligna mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, representando importante causa de morbimortalidade feminina. Caracteriza-se por sua heterogeneidade clínica, molecular e prognóstica, exigindo abordagem multidisciplinar para o diagnóstico, tratamento e reabilitação. Assinale a alternativa correta sobre a atuação fisioterapêutica no pós-operatório, considerando uma paciente que retirou o dreno há 3 dias.
Visualizar Questão Comentada
Marina,28 anos, procurou atendimento médico relatando episódios recorrentes de sensação súbita de medo intenso, acompanhados de palpitações, sudorese, falta de ar e sensação de desmaio. As crises ocorrem de forma inesperada, duram cerca de 10 minutos e cessam espontaneamente. Marina evita sair de casa desacompanhada por receio de que ocorra uma nova crise em locais públicos. Ela afirma que, desde o primeiro episódio, vive preocupada com a possibilidade de uma nova crise e tem evitado atividades como andar de ônibus ou frequentar mercados cheios. Nega uso de substâncias psicoativas ou sintomas persistentes de humor deprimido. No exame físico e nos exames laboratoriais realizados recentemente, não foram identificadas alterações significativas. Marina está desempregada, mas mantém boa rede de apoio familiar.
Com base nas informações clínicas apresentadas, identifique a alternativa que melhor descreve o fenômeno predominante no caso de Marina:
Visualizar Questão Comentada
Carlos,56 anos, compareceu à Unidade Básica de Saúde para consulta de rotina. Ele é hipertenso controlado, sem histórico familiar de câncer colorretal e nunca apresentou sintomas gastrointestinais relevantes. Relata que realiza atividade física ocasionalmente e tem alimentação predominantemente rica em carne vermelha e pobre em fibras. Nunca realizou colonoscopia ou outro exame específico para rastreamento de câncer colorretal. Durante a consulta, o médico avaliou que Carlos se enquadra na faixa etária de risco para determinadas neoplasias e discutiu com ele sobre exames preventivos, orientando-o quanto aos exames indicados segundo as recomendações mais recentes da política nacional de rastreamento oncológico (INCA).
Com base nas informações apresentadas no caso clínico, analise as alternativas a seguir e identifique a conduta recomendada para o rastreio de câncer colorretal neste paciente:
Homem de 56 anos comparece ao ambulatório para reavaliação de exames laboratoriais solicitados em consulta anterior. Relata antecedentes de hipertensão arterial controlada com enalapril, tabagismo cessado há dois anos e histórico familiar de infarto agudo do miocárdio em irmão aos 54 anos. Não apresenta sintomas no momento. No exame físico, apresenta IMC de 28 kg/m² e pressão arterial de 132/82 mmHg. Os exames laboratoriais mostram colesterol total de 270 mg/dL, LDL-c de 185 mg/dL, HDL-c de 38 mg/dL e triglicerídeos de 160 mg/dL.
Com base no caso clínico apresentado, analise as condutas relacionadas ao tratamento do distúrbio metabólico evidenciado e assinale a opção mais adequada: