Filtrar


Questões por página:

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os procedimentos de higiene a suas definições.


(1) Limpeza

(2) Lavagem

(3) Desinfecção

(4) Antissepsia

(5) Assepsia


( ) Qualquer procedimento que evite o retorno da contaminação, seja ela biológica (microbiológica) química ou física.

( ) Procedimento que elimina ou reduz os microrganismos patogênicos até níveis suportáveis, sem risco à saúde. Termo utilizado para ambientes ou vegetais.

( ) Procedimento que elimina ou reduz os microrganismos patogênicos até níveis suportáveis. Termo utilizado para superfícies vivas externas como pele, algumas mucosas, etc.

( ) Procedimento que envolve a simples remoção de sujidades ou resíduos macroscópicos de origem orgânica ou inogârnica.

( ) Procedimento que envolve a utilização de água e sabão ou detergente para melhor remoção das sujidades, podendo ou não reduzir os patógenos até níveis suportáveis.


A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é

Visualizar Questão Comentada
Questão Anulada

De acordo com os métodos de preservação de alimentos, assinale a alternativa correta.

No armazenamento dos alimentos perecíveis, as diferentes faixas de temperaturas, segundo Eneo, servem para conservar, até o prazo de validade determinado, as características microbiológicas, sensoriais, físico-químicas e nutricionais viáveis dos alimentos.


Sobre armazenamento sob-refrigeração, assinale a afirmação correta.

Visualizar Questão Comentada
Questão Anulada

Segundo Sonia Tucunduva, as verduras e os legumes, logo após a colheita, ficam muito suscetíveis a alterações indesejáveis, que podem ser prevenidas por alguns procedimentos, como o congelamento. Para se obter um produto de boa qualidade, a faixa de temperatura adequada de congelamento é

Questão Anulada

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os tipos de açúcares a suas características.

 

(1) Açúcar demerara

(2) Açúcar confeiteiro

(3) Açúcar mascavo

(4) Melado

(5) Açúcar cristal

 

( ) Variedade formada por cristais, que variam em tamanho. Sua obtenção se dá diretamente do demerara após um processo químico de sulfitação do caldo, lavagem com água potável e remoção do mel que envolve os cristais.

( ) Produto fabricado mediante fervura do caldo de cana, até ser obtida uma concentração de aproximadamente 30% de água e 65% a 70% de açúcares.

( ) Açúcar mais artesanal, retirado diretamente do melado de cana. Devido ao mel residual, encontrado em seus cristais, torna-se um produto instável, empedrando com facilidade.

( ) Obtido das primeiras extrações da cana de açúcar, é um composto de sacarose; possui também, glicose e frutose, além de cálcio, fósforo e ferro, provenientes da cana de açúcar.

( ) Açúcar com tendência para absorver umidade e empedrar. Por esse motivo, costuma ser misturado com uma parcela de amido.

 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é