Filtrar


Questões por página:
Segundo Pierre Bourdieu, a sociologia assemelha-se a um “esporte de combate”, sendo, portanto, uma ciência
Há mais sociologia em Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, do que no Censo de Minas Gerais, de 1950. O Censo quantifica o que o senso comum já sabe. Reduz o todo ao tempo do atual, aplaina discrepâncias, harmoniza curvas estatísticas... Já Rosa decifra os mistérios do viver dividido, expõe os avessos da sociedade, desconstrói as harmonias censitárias...
José de Souza Martins. O artesanato intelectual. In: Revista Brasileira de Sociologia, v.1, n.º 2, jul./dez./2013 (com adaptações).
O saber sociológico é um saber científico, mas também é produto de um artesanato intelectual. Resultado de um conjunto de movimentos intelectuais que se iniciam no século XVI e persistem até o século XVIII, a sociologia, que nasce como forma de explicação da sociedade capitalista, é também uma arte.

A partir dos trechos precedentes, é correto afirmar que a sociologia
Em uma atividade investigativa sobre eletroquímica, os alunos tiveram que analisar os fatores que influenciam a corrosão de metais no cotidiano. Para isso, utilizaram placas zincadas, pregos de ferro, além de recursos simples, como lixas, soluções salinas caseiras, água filtrada, limão, cobre retirado de fios e uma bateria comum de 9 V. A atividade integrou observação experimental, construção de modelos explicativos e registro em portfólio, culminando com uma roda de discussão e um instrumento avaliativo individual com itens abertos. O professor também forneceu aos alunos uma tabela simplificada da série eletroquímica, contendo potenciais-padrão de redução (E°), a 25 °C,1 atm e 1 mol/L, de Fe2+/Fe, Cu2+/Cu e Zn2+/Zn, mostrada a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
No que se refere à eletroquímica e ao uso adequado de recursos didáticos e princípios de ensino e avaliação em química, assinale a opção correta.
Segundo a BNCC, é desejável articular conceitos científicos, competências e habilidades de forma contextualizada, promovendo autonomia, argumentação e compreensão da ciência em diferentes dimensões sociais, culturais e ambientais. Sobre as competências no campo das ciências da natureza, julgue os itens a seguir.
I A competência de pensamento científico, crítico e criativo inclui a capacidade de formular hipóteses, avaliar evidências, propor soluções e analisar problemas em contextos reais.
II A competência argumentação e comunicação envolve interpretar fenômenos químicos, construir explicações fundamentadas em evidências, planejar experimentos e apresentar resultados de forma coerente e contextualizada.
III A competência repertório cultural limita-se ao estudo de descobertas históricas da química, sem contemplar tecnologias ou práticas científicas contemporâneas.
IV A competência trabalho e projeto de vida inclui a compreensão das ciências da natureza como ferramenta para decisões éticas, profissionais e sociais, considerando impactos ambientais e tecnológicos.
V A competência responsabilidade e cidadania abrange ações que promovam sustentabilidade, saúde e participação social exclusivamente no espaço escolar.

Estão certos apenas os itens
Um professor propôs que os estudantes investigassem a eficiência de diferentes materiais, como filtros caseiros, para remover impurezas da água. Os alunos deveriam elaborar hipóteses, montar procedimentos e justificar os resultados obtidos.
Nessa situação, a atividade em questão desenvolve principalmente a competência geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionada